SóProvas


ID
903361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a excelência nos serviços
públicos.

O modelo de excelência em gestão pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

Alternativas
Comentários
  • Certíssimo o item.

      Para Augustinho Paludo, a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade. A excelência na prestação de serviços públicos corresponde ao grau máximo/ótimo dos serviços prestados - quase impossível de ser atingido -, no entanto, advoga-se ser possível e atribui-se aos programas de qualidade a missão de atingir essa excelência.
    Deve-se levar em conta que não são leis, normas ou técnicas que caracterizam uma gestão pública como de excelência; são valores essenciais, que precisam ser internalizados por todas as pessoas das organizações pública, que definirão a gestão de uma organização como excelente. Para que os serviços sejam de excelência, é necessário que - ente público e servidor - criem uma cultura de excelência na prestação de serviços e no atendimento aos cidadãos.

    Augustinho Paludo: Administração Pública, Elsevier, 2010, pp. 264-267

      

  • "GABARITO DE BANCA: CORRETA. NÃO CABE RECURSO! ESQUEÇAM CF!!! ISSO ESTÁ NO GESPÚBLICA!!! Requisitos do Gespública: O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano


  • Fundamentos de excelência gerencial :

    O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.
    Esse Modelo, portanto, deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações. Esses fundamentos e princípios constitucionais, juntos, definem o que se entende hoje
    por excelência em gestão pública.
    Orientados por esses princípios constitucionais, integram a base de sustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública os fundamentos apresentados a seguir :
    1 – Pensamento sistêmico
    2 - Aprendizado organizacional
    3 - Cultura da Inovação
    4 - Liderança e constância de propósitos
    5 - Gestão baseada em processos e informações
    6 - Visão de Futuro
    7 - Geração de Valor
    8 - Comprometimento das pessoas
    9 – Foco no cidadão e na sociedade
    10 - Desenvolvimento de parcerias
    11 - Responsabilidade social
    12 - Controle Social
    13 – Gestão participativa

    O Modelo de Excelência em Gestão Pública é composto por 8 critérios que juntos compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro. Os critérios que compõem o modelo são os seguintes: Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados. “Os Critérios de Excelência fazem parte de um modelo que propõe como sistemática avaliar a gestão, tomando como referência o estado da arte em gestão, em geral desenvolvido a partir dos prêmios nacionais da gestão. A idéia é a de que, para melhorar a eficiência e a eficácia das organizações em geral, precisamos ter uma visão e uma abordagem sistêmica da gestão, além de ter empresas que, tratando de todos os stakeholders, sejam socialmente responsáveis.” 

      
  • Questão relativamente frequente:

    CESPE - 2008 - TCU - Analista

    O modelo de excelência em gestão pública, concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público, deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais peculiares da natureza pública das organizações. (CORRETO)

    CESPE - 2013 - PC/DF - Escrivão

    Criado a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público, o GesPública foi concebido para desenvolver ações que visam obter sinergia decorrente dos esforços da gestão e da desburocratização. (CORRETO)

  • Interessante observar que os oito critérios da GesPública sofreram alterações. Agora são eles:


    1. Governança (não mais liderança)

    2. Estratégia e Planos

    3. Público-Alvo (não mais cidadãos)

    4. Interesse Público e Cidadania (não mais sociedade)

    5. Informação e Conhecimento

    6. Pessoas

    7. Processos

    8. Resultados


    http://www.gespublica.gov.br/pasta.2014-06-12.8013949452/Modelo%20de%20Excelencia%20em%20Gestao%20Publica%202014%20vs%2005062014.pdf

    Página 20

  • Que frase ridícula, não diz nada...

  • "A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública."

     

    Trecho retirado do livro Administração Pública (Augustinho Paludo, 2013).

    Bons estudos!

     

  • Certo

     

    É o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública e que representa a principal referência a ser seguida pelas instituições públicas que desejam aprimorar constantemente seus níveis de gestão. Esse Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

  • Boa tarde,

     

    A adaptação de um modelo geral para um modelo público de excelência fundamenta-se nas seguintes premissas:

     

    ·         A ADM PÚ pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes a sua natureza pública;

     

    Este modelo encontra-se alicerçado em um binômio

     

    ·         Princípios constitucionais da Administração Pública

    ·         Fundamentos da gestão contemporânea;

     

    FOnte: Administração pública (Augustinho Paludo)

     

    Bons estudos

  • CERTO

     

    Em decorrência da adaptação do modelo da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) para a gestão pública, a finalidade foi melhorar o desempenho e qualidade da gestão pública.

     

    A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública.

     

    Fonte: Administração Pública, Augustinho Paludo

  • Faça uma analogia com o setor privado (que busca a excelência como diferencial). 

    A gestão pública, assim como o setor privado, deve buscar a excelência, mas sem abdicar de sua essência pública. 

  • GABARITO: CERTO

    Esta é uma das características do programa GESPUBLICA a qual diz: Essecialmente público: A gestão PODE e DEVE ser excelente,mas NÃO PODE e NEM DEVE deixar de ser pública.

    Abraços.

     

  • CERTO

     

    "O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público. Esse modelo, portanto, está alicerçado em fundamentos próprios da natureza pública (princípios) e em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública."

     

    PALUDO (2013)