SóProvas


ID
903505
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2012.

Nesse sentido, a sustentabilidade não deve ser utilizada genericamente como um “clichê”.

Ela representa um conceito que se expande em três dimensões principais, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.


    O negócio sustentável deve ser economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo, e faltou acrescentar na questão culturalmente diverso.

  • Segundo Araujo (2006,) a integração entre as questões sociais, ambientais e econômicas, constitui o tripé conhecido como triple-bottom line.


    O aspecto ecológico ou ambiental é o capital natural de uma empresa. Compreende a proteção e gestão dos recursos renováveis a fim de amenizar os impactos e tentar compensar de alguma forma (ARAUJO, 2006).


    O aspecto social por sua vez envolve habitação, educação, saúde e segurança relativos ao capital humano de uma empresa ou sociedade. 


    Por fim na dimensão econômica "são analisados os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e devem-se levar em conta os outros dois aspectos" (LASSU, 2011). 


    Portanto as três dimensões da sustentabilidade são complementares umas as outras, e não devem ser trabalhadas separadamente, por exemplo, uma empresa não deve lucrar e promover ações sociais devastando.


  • Os três pilares

     

    Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.

     

    Social

    Trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral.

     

    Econômico

    Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.

     

    Ambiental

    Por fim, o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.

  • P.A.S.E

    Política

    Ambiental

    Social

    Econômica

    A política nem é visada nem considerada um tripé, mas como o Desenvolvimento Sustentável está voltado para a questão política também, vale a pena considerar, inclusive para facilitar o mnemônico.