SóProvas


ID
903646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

[...] nenhuma atividade que vise à transferência da informação, nos arquivos, deve ser iniciada sem que se pense antes num exato quadro de arranjo.

Bellotto, H.L. Arquivos permanentes. Tratamento documental. Rio de Janeiro, FGV, 2004. p. 140.

Nesse sentido, o quadro de arranjo inicia-se sempre a partir do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.
    O arranjo, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é a "Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido".
    Fonte: http://www.assisprofessor.com.br/documentos/apostilas/apostilas/dic_arq.htm

    Agora a citação de Bellotto a respeito do quadro de arranjo:
    "Poder-se-ia perguntar se a primordialidade do trabalho, na função arquivística, não caberia ao estabelecimento de fundos, quando do arranjo. Com efeito, nenhuma atividade que vise a tranferência da informação deve ser iniciada sem que se pense antes num exato quadro de arranjo. Só ele pode propiciar a indispensável correlação entre documentos de uma mesma série, entre séries do mesmo grupo, entre grupos do mesmo fundo. (...) Se o fluxo da documentação, após sua utilização primária, obedecer a critérios que permitem um perfeito andamento, o encaixe dos documentos em seus respecivos fundos, quando da passagem do arquivo intermediário para o permanente, far-se-á de forma natural e automática, não sendo tarefa que ocupe o arquivista cotidianamente.".
    Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28450/000770928.pdf?sequence=1