É um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita – aglomerante já utilizado pela humanidade há mais de 4.500 anos, no Egito.
Complementando
PROPRIEDADES DO GESSO
No estado em que se encontra normalmente no mercado (hemidratado), as características do gesso são :
massa específica aparente = 0,5 a 0,8 kg. / dm3 ;
massa específica real = 2,6 kg. / dm3
O gesso misturado com a água começa a endurecer, em razão da formação de uma malha de cristais e, depois do início da pega, ele continua a endurecer como os demais aglomerantes.
A velocidade de endurecimento do gesso depende de:
Temperatura e tempo de calcinação;
Fissura de suas partículas;
Quantidade de água no amassamento;
Presença de impurezas ou uso de aditivos.
A presença de impurezas diminui muito a velocidade de pega.
Mas existem aditivos que podem acelerar ou retardar essa pega do gesso.
Como retardador de pega, podem ser misturados ao gesso:
Açúcar / álcool / cola / serragem fina de madeira / sangue e outros produtos de matadouros (chifres e cascos), na proporção de 0,1% da massa de gesso. Tais produtos retardam a pega, pois formam membranas protetoras entre os grãos, isolando-os.
Como aceleradores de pega, podem-se utilizar no gesso: Sal de cozinha / alúmen (silicato duplo de alumínio e potássio) / sulfatos de alumínio e potássio e o próprio gesso hidratado .
Resistências mecânicas: As pastas de gesso, depois de endurecidas, atingem resistências à tração de 7 a 35 kgf/cm2 e a compressão entre 50 e 150 kgf/cm2 . As argamassas, devido ao uso de areias, diminuem esses totais.
Vá e vença, que por vencido não os conheça.