-
LETRA E
Origens dos recursos
· Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.
· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.
· Análise do passivo – No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios forma o capital total a disposição da empresa, representado pela equação:
Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido
-
ATIVO => BENS + DIREITOS => Aplicações de recursos obtidos pela empresa. ( Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc.)
PASSIVO => OBRIGAÇÕES => CAPITAL DE TERCEIROS=> Origem dos recursos. ( O Passivo representa de onde veio o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo para onde foi aplicado o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.)
Fonte: http://www.balaminut.com.br/site/modelo_cnt03_hot/capa.asp?IDMateria=3977&IDMn=128
-
O patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Ativo(A) = Bens + Direitos
Passivo(P) = Obrigações
A - P = compassivo próprio ou patrimônio líquido
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio
-
Uma forma bem simples de entender é:
Passivo: Entrada de recursos, que pode ser Passivo exigível que é Capital de terceiros ou Patrimônio liquido que é o Capital próprio.
Ativo: Utilização dos recursos. Envolve bens e direitos.
-
Origem de recurso = Recursos de terceiros (ou Obrigações) + Recursos próprios (ou Patrimônio líquido)
Questão está errada porque origem de recurso é o passivo, e não ativo.
Sempre que houver uma redução do Ativo e um aumento do Passivo haverá uma origem de recursos, e sempre que houver um aumento do Ativo e uma redução do Passivo haverá uma aplicação de recursos.
Fonte: Livro Contabilidade - Sérgio Adriano