SóProvas


ID
905011
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São rebeliões nativistas, ocorridas durante o período colonial do Brasil, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Rebelioes Nativistas Neste grupo podemos incluir aquelas que nao estavam preocupadas em separar o Brasil de Portugal e sim modificar certos aspectos da dominação metropolitana; como isençao de impostos, reduçao de tarifas, manutençao de privilegios. Nao queriam o fim do Pacto Colonial, nao estavam vinculadas a ideologias, tinham carater local e só desejavam uma reforma do Pacto Colonial.
    Ex: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates, Revolta de Filipe dos Santos
       Tentativas de Emancipação (Inconfidencias) - Rebelioes Anticoloniais Neste grupo, podemos situar aquelas rebelioes de maior amplitude regional que pretendiam libertar parte do Brasil, de Portugal, rompendo os laços da dominaçao Metrópole-Colonia e eram influenciadas por sentimentos ideologicos e de forte cunho nativista. Queriam o fim do Pacto Colonial.
    Ex: Inconf Mineira.

    FONTE: CPREM
  • Inconfidência mineira não foi no período colonial?

  • Sim, Sírio Oliveira, entretanto a inconfidencai mineira não foi um movimento Nativista, foi uma revolta emancipacionista conforme detalhou o colega!

  • Resposta correta letra E, pois a Inconfidência Mineira foi um movimento nacionalista, que visava a emancipação do Brasil.

  • Muitos chamam a Inconfidência Mineira de "Revolta Republicana", ou também chamam de "Revolta Separatista/Emancipacionista". Essa rebelião foi comandada por pessoas da classe rica de Minas Gerais, a famosa elite ou burguesia, ou qualquer coisa que se refira aos mais bem remunerados. Não pegaram em armas, mas algumas situações foram marcantes nessa rebelião, como: a traição do Joaquim Silvério dos Reis, que entregou todos, no fim quem se deu muito mal foi o "Tiradentes" (Joaquim José da Silva Xavier = Tiradentes).

     

    Essas informações foram tiradas do canal Parabólica, que por sinal é uma indicação que eu faço a todos, não estou ganhando nada para isso, mas me sinto no dever de expor a vocês esse grande canal. 

     

    Abraços e bons estudos, pessoal!!!!

  • e) Inconfidência Mineira.

     

     

    As revoltas emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal.

    Exemplos: Conjuração Mineira, Conjuração Baiana, Revolução Pernambucana.

     

     

    As revoltas nativistas foram aquelas que tiveram como causa principal o descontentamento dos colonos brasileiros com as medidas tomadas pela coroa portuguesa.
    Exemplos: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates, Revolta de Filipe dos Santos, Revolta do Sal, Revolta da Cachaça, Motins do Maneta.

  • Principal diferença entre revolta nativista e revolta emancipacionista:

    A primeira tem caráter local e regional, suas razões estão canalizadas em resolver problemas regionais. Por exemplo, na época da descoberta do Ouro, ocorreu diversos problemas para quem ficaria com as primeiras jazidas (terras) ocasionando a revolta dos emboabas.

    A segunda sempre pretende abolir o pacto colonial e querer a independência, por exemplo inconfidência mineira que queria a independência de MG em relação a metrópole. Cabe destacar que essas revoltas de nada tinham caráter nacional e de nenhuma maneira pretendiam liberar o BRASIL INTEIRO do domínio português, mas somente seus Estados ou Capitanias.

    Gabarito E

  • EU respondi revolta de felipe dos santos, no entanto, segundo o gabarito da banca eu errei, mas segundo o gabarito dos colegas eu acertei.