SóProvas


ID
905347
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o sistema de Capitanias Hereditárias leia as afirmativas abaixo:

I A opção pelas capitanias foi determinada por vários fatores, entre eles o fato de Portugal já ter experiência com esse sistema, pois já havia utilizado anteriormente nas suas ilhas do Atlântico.

II Como Portugal não tinha condições financeiras para implantar um sistema administrativo em sua colônia, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, através do sistema de capitanias.

III A relação jurídico-política entre o rei de Portugal e os capitães (donatários) ficou estabelecida em dois documentos básicos: Carta de Doação e Carta Foral.

IV Entre as causas que levaram ao fracasso da maioria das capitanias, podem ser citados: os ataques indígenas, a falta de recursos de alguns donatários, as dificuldades de comunicação entre as Capitanias e Portugal.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).

     

    Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).

     

    Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).

     

    O sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.

  • alguém pode comentar a alternativa correta?

  • Alternativa: A - Todas as afirmativas estão corretas.

  • Cartas de doação ou sesmarias?

  • LETRA A

    Melhor questão sobre o assunto que já vi.

    I A opção pelas capitanias foi determinada por vários fatores, entre eles o fato de Portugal já ter experiência com esse sistema, pois já havia utilizado anteriormente nas suas ilhas do Atlântico. -> Sim, na ilha da madeira, por exemplo, já tinham implantado.

    II Como Portugal não tinha condições financeiras para implantar um sistema administrativo em sua colônia, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, através do sistema de capitanias. -> Sim, Portugal já foi o país mais rico da europa. Mas quebrou após alguns conflitos. Com isso, não possuíam capital para colonizar.

    III A relação jurídico-política entre o rei de Portugal e os capitães (donatários) ficou estabelecida em dois documentos básicos: Carta de Doação e Carta Foral. -> correto.

    IV Entre as causas que levaram ao fracasso da maioria das capitanias, podem ser citados: os ataques indígenas, a falta de recursos de alguns donatários, as dificuldades de comunicação entre as Capitanias e Portugal. -> perfeito.

  • GABARITO A

    Não tem o que comentar, todas estão corretas.

    carta de doação era uma espécie de documento que comprovava a doação das capitanias hereditárias a um dado Capitão Donatário (esse tinha o direto de explorar a terra).

    Carta foral já seria um documento que estabeleceria os direitos e os deveres dos capitães donatários para com a terra.

  • boa para revisar !!!

    GAB A

    carta de doação = regularizava a posse.

    foral = deveres.

    os donatários não eram donos da terra, apenas tinham permissão para a explorar !! por isso, quem arcava com a maior parte dos custos eram eles.

    quanto aos motivos do fracasso, todos são verdadeiros !!