-
O que é "pharming"?
Pharming (pronuncia-se "farmin") é uma forma de fraude on-line, muito semelhante ao seu parente "phishing". O pharmers contam com os mesmos websites falsos e roubos de informações confidenciais para aplicar golpes on-line, mas são mais difíceis de detectar, pois não necessitam que a vítima aceite a mensagem de "isca". Em vez de dependerem totalmente dos usuários para clicar em links atraentes contidos em mensagens de e-mail falsas, os ataques de pharming redirecionam suas vítimas para websites falsos, mesmo se elas digitarem o endereço da Web correto para o seu banco ou outros serviços on-line no navegador da Web.
-
Pharming - redirecionamento para sites falsos, conforme descrito na questão.
HOAX - Dá-se o nome de hoax ("embuste" numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por EMAIL e sites em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus.
-
Pharming = RESPOSTA
Hoax = Histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral.
Advanced Phishing = Os atacantes são capazes de implementar rapidamente milhares de mensagens únicas.
Furto de Identidade = Qualquer fraude que resulte na perda de dados pessoais.
Fraude de antecipação de recursos = Tipo de fraude na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.
-
LETRA A.
Segundo o CERT.BR(2014),"
Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:
- -por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;
- -pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;
- -pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga
"
http://cartilha.cert.br/golpes/
-
DNS => Pharming