SóProvas


ID
906532
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A desfibrilação é uma conduta de emergência usada como tratamento de escolha em

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    A fibrilação ventricular é um tipo de arritmia cardíaca. Acontece quando não existe sincronicidade na contração das fibras musculares cardíacas (miocárdio) dos ventrículos. Desta maneira não existe uma contração efetiva, levando a uma consequente parada cardiorrespiratória e circulatória. A não existência da circulação do sangue impede a chegada de oxigênio e nutrientes ao miocárdio e a retirada do gás carbônico e produtos de metabolismo formados, diminuindo rapidamente a capacidade de contração cardíaca. Este círculo vicioso, se não revertido por tratamento imediato, leva à morte do organismo.

    A contração do coração implica a sincronização entre contração de átrios e, posteriormente, de ventrículos. Desta forma, o estímulo das fibras musculares no átrio tem que chegar ao ventrículo, percorrendo um caminho ao longo de sucessivas fibras musculares cardíacas.

    A fibrilação ocorre devido a uma situação patológica em que a progressão do estímulo proveniente do átrio não chega a entrar no ventrículo, formando como que um ciclo dentro do próprio átrio. Isto faz com que o átrio contraia constantemente, sem haver contração do ventrículo. ( Wikipedia)

  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

     

     

    A maioria dos adultos que pode ser salva de uma parada cardíaca (PC) encontra-se em:

     

     fibrilação ventricular (FV) ou em taquicardia ventricular sem pulso (TVSP).

     

     

    desfibrilação elétrica é a terapia mais simples e mais importante para o tratamento destes pacientes.