I. organizar o atendimento - Em acidentes com muitas vitimas, a equipe que irá prestar o socorro deverá ser maior, então vamos precisar de mais ambulâncias ou se for crianças um hospital infantil deverá ser informado que irá receber um numero grande de crianças.. Conforme a gravidade da lesão uma UTI móvel será deslocada imediatamente...
II. orientar os procedimentos - Tanto para os profissionais quanto para o leigo. Se são crianças elas serão atendidas de uma forma, adulto de outra (procedimentos realizados de forma diferente dependendo da idade), tem risco de choque a equipe não irá atender até que ele desapareça.. em algumas situações um médico orienta a pessoa que telefonou até a chegada da ambulância ex: intoxicação, queimaduras, hemorragia.
III. acionar a assistência de serviço de emergência qualificado. Se um carro caiu em um barranco ou no mar, não vai ser a ambulância do SAMU, vai ser um barco dos bombeiros com salva vidas, mergulhadores, helicóptero do SAMU ou algum outro que estiver disponível, vai ter que ter alguém para cortar o carro e na ambulância não tem nada que corte .., já se o acidente for dentro de uma mina, uma equipe especializada em resgate em espaço confinado deverá ser acionada etc.