CORRETA: LETRA E a) é expressão da faceta disciplinar do poder regulamentar, que pode se prestar a restringir a esfera de interesses dos administrados , com vistas ao atendimento do interesse público. - ERRADO - De fato, cuida-se de poder regulamentar, mas, EM REGRA (vide item C) não é facultado ao executivo que se arvore na elaboração de regulamento que não se paute em uma lei específica. Nesse sentido é que o art. 84, IV, da Constituição dispõe que ao Presidente da República compete “expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis ”. Pelo princípio da simetria constitucional, o mesmo poder é conferido a outros chefes do Poder Executivo para os mesmos objetivos. b) é expressão do poder disciplinar , na medida em que houve limitação, ainda que legal, dos direitos individuais dos administrados. - ERRADO - Poder disciplinar se refere ao poder atribuído à Adm. Pública para aplicar sanções a seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional . Essa pegadinha é recorrente. Não dá mais pra cair nela! c) insere-se no poder normativo do Executivo Municipal, que pode editar atos normativos autônomos disciplinando os assuntos de interesse local da comunidade . - ERRADO - Poder regulamentar e poder normativo podem ser considerados sinônimos . Em alguns casos, pode-se verificar a situação em que, no exercício do poder regulamentar, o chefe do executivo inove no ordenamento jurídico, indo além da simples regulamentação de leis. Trata-se do denominado decreto autônomo , cabível apenas quando: diga respeito ao funcionamento e organização da Adm. Pública e não implique aumento de despesa/criação ou extinção de órgão públicos/nem extinga funções ou cargos públicos, exceto quando vagos. d) excede o poder regulamentar , que se restringe à disciplina de organização administrativa do ente, devendo essas disposições constarem de lei formal. - ERRADO - Vide demais comentários. e) insere-se no poder regulamentar do Executivo, se as disposições do decreto municipal estiverem explicitando normas legais que estabeleçam as diretrizes de ordenação do sistema viário com vistas a preservação da qualidade do ar. - CORRETO -
Letra: E Poder Regulamentar compreende a edição de decretos autônomos, restringindo-se estes às hipóteses decorrentes de exercício de competência própria, outorgada diretamente pela constituição. E a Constituição em seu art. 23, inciso VI dispõe que "é competencia comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: [...]VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;"
Esse Marcos só sabe colocar o gabarito!! Armaria, nãm!
Para quem não paga e necessita ver o gabarito nos comentários é indispensável que alguém mencione-o. Obrigada.
Mas o gabarito já havia sido mencionado nos dois comentários anteriores ao do Marcos!
Por que não pode ser letra c? Fiquei em dúvida. Obrigada.
Sabrina, Posso estar errado, mas acredito que o erro está na parte em que diz que o executivo municipal pode editar atos normativos AUTÔNOMOS. Como regra, para fiel execução da lei, o Brasil admite só os regulamentos executivos. A edição de REGULAMENTOS AUTÔNOMOS é exceção pois estes, violando o Princípio da Legalidade, substituem a lei. A única hipótese aceita, conforme a doutrina mais moderna, é no caso do Art. 84, VI, CF, onde diz; Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; Como a lei fala em ato do EXECUTIVO MUNICIPAL, não há que se falar em ATOS NORMATIVO AUTÔNOMOS. Caso não seja isso, espero que alguém ajude a colega.
para mim os erros sao: a) é expressão da faceta disciplinar do poder regulamentar, que pode se prestar a restringir a esfera de interesses dos administrados, com vistas ao atendimento do interesse público. ISSO É PODER DE POLICIA b) é expressão do poder disciplinar, na medida em que houve limitação, ainda que legal, dos direitos individuais dos administrados. ISSO É PODER DE POLICIA c) insere-se no poder normativo do Executivo Municipal, que pode editar atos normativos autônomos disciplinando os assuntos de interesse local da comunidade. NAO É POSSIVEL DECRETO AUTONOMO NESSE CASO d) excede o poder regulamentar, que se restringe à disciplina de organização administrativa do ente , devendo essas disposições constarem de lei formal. ISSO É PODER HIERARQUICO e) insere-se no poder regulamentar do Executivo, se as disposições do decreto municipal estiverem explicitando normas legais que estabeleçam as diretrizes de ordenação do sistema viário com vistas a preservação da qualidade do ar. CORRETO CONCEITO DE PODER REGULAMENTAR/NORMATIVO QUE É O CASO DA QUESTAO
De acordo com Gustavo Mello Knoplock: "O poder regulamentar, portanto, é o poder da Administração de expedir regulamentos (em sentido amplo), que são atos administrativos abstratos aptos a normatizar situações e procedimentos com o objetivo de auxiliar na fiel execução das leis, explicando-as. O regulamento estará sempre subordinado à lei, em posição inferior a ela. ".
Gabarito : Letra E Poder Vinculado: É aquele que a eli confere à Adm Púb para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização. Poder Discricionário: É o que o direito concede à administração, de modo explícito, para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. Poder Hierárquico: É o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seus quadro de pessoal. Poder Regulamentar: É a faculdade que dispõem os chefes de executivo (Presidente, Governador, Prefeitos) de explicar a lei para sua correta execução ou de expedir decretos autônomos ....cf. art.84,IV, cf/88 Poder Disciplinar: É a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores. Poder de Polícia: É a faculdade da adm púb para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Fonte: Livro de 5.800 questões comentadas da FCC
John Carneirinho:) Até tu brutos!!!
Armaria tá tudo coisado...
Não estou segura a respeito da letra "a", pois, se possível aplicar-se o art. 84, VII, a, por meio do Princípio da Simetria a seara municipal, não haveria erro. Isto é, nada mais há, na opção "a", do que a organização e o funcionamento da "Administração Municipal". Talvez o erro seja por conta de constar no enunciado decreto do PODER EXECUTIVO, quando na verdade, para aquela assertiva ser considerada correta deveria haver DECRETO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.
a) não é disciplinar, é regulamentar;
b) não é disciplinar, é regulamentar;
c) Estaria certo se no enunciado não tivesse falado que há competência material e embasamento na CF, logo o executivo não vai inovar, vai apenas detalhar, portanto é poder regular, que é menos amplo que o poder normativo;
d) não excede;
e) gabarito, pois apenas irá detalhar.
a)é expressão da faceta disciplinar do poder regulamentar, que pode se prestar a restringir a esfera de interesses dos administrados, com vistas ao atendimento do interesse público.Errado, o poder é sim o regulamentar, mas o conceito dado é do poder de policia.
b)é expressão do poder disciplinar , na medida em que houve limitação, ainda que legal, dos direitos individuais dos administrados.Errado, poder disciplinar é aquele de aplicar infrações com quem possiu um vinculo especifico.
c)insere-se no poder normativo do Executivo Municipal, que pode editar atos normativos autônomos disciplinando os assuntos de interesse local da comunidade.Errado, o decreto autônomo só poderá ser expedido em duas hipoteses:1 extinção de cargos quando vagos; 2 organização da administração federal, DESDE que não implique aumento de despesa.
d)excede o poder regulamentar , que se restringe à disciplina de organização administrativa do ente, devendo essas disposições constarem de lei formal.Errado, não excede é cabível sim o decreto no caso.
e)insere-se no poder regulamentar do Executivo, se as disposições do decreto municipal estiverem explicitando normas legais que estabeleçam as diretrizes de ordenação do sistema viário com vistas a preservação da qualidade do ar.Correta
Anotações do livro descomplicado mavp
>> SÓ LEMBRANDO QUE A FCC NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE PODER REGULAMENTAR E PODER NORMATIVO
GABARITO LETRA E