SóProvas


ID
90688
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lerner (2002) afirma que a língua escrita, criada para representar e comunicar significados aparece nas práticas docentes, de modo geral, fragmentada, em pedacinhos. Esse fenômeno está presente na transposição didática, a qual, de acordo com a autora,

Alternativas
Comentários
  • As conseqüências da graduação no caso do ensino da língua escrita são bastante conhecidas : no começo, a leitura mecânica,e, só mais tarde, leitura compreensiva. Tanto a língua escrita como a prática da leitura e da escrita se tornam fragmentárias, são detalhadas de tal modo que perdem sua identidade. Fragmentar assim os objetos a ensinar permite alimentar duas ilusões arraigadas na tradição escolar : contornar a complexidade dos objetos de conhecimento reduzindo-os a seus elementos mais simples e exercer um controle estrito sobre a aprendizagem . Lamentavelmente, a simplificação faz desaparecer o objeto que se pretende ensinar, e o controle da reprodução das partes nada diz sobre a compreensão que as crianças têm da língua escrita nem sobre as suas possibilidades como intérpretes e produtores de texto. A transposição didática é inevitável, mas deve ser rigorosamente controlada, porque a transformação do objeto- da língua escrita e das atividades de leitura e escrita, em nosso caso,- teria que se restringir àquelas modificações que, realmente são inevitáveis. A versão escolar da leitura e da escrita não deve afastar-se demasiado da versão social não-escolar. O controle da transposição didática não pode ser uma responsabilidade exclusiva de cada professor. É responsabilidade dos governos tornar possível a participação da comunidade científica nessa tarefa a fim de se pronunciar sobre a pertinência dos “recortes” que se fazem ao selecionar conteúdos,currículos, objetivos, avaliação,conteúdos, atividades...é de responsabilidade de cada professor prever atividades e intervenções que favoreçam a presença na sala de aula do objeto de conhecimento tal como foi socialmente produzido, assim como refletir sobre a sua prática e efetuar as retificações que sejam necessárias e possíveis. fonte: http://www.adidatica.com.br/arquivos/LERNER.doc.
  • c)

    não pode ter seu controle exclusivamente sob responsabilidade do professor; os governos devem tornar possível à comunidade científica se pronunciar sobre a pertinência dos recortes que se fazem ao selecionar os conteúdos escolares

  • Os conhecimentos escolares são aqueles que diferentes instâncias que elaboram o currículo selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinado e apreendidos.

    Dessa forma, a transposição didática transforma os conhecimentos científicos em conhecimentos ensináveis sem perder sua essência.