SóProvas


ID
90694
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise a seguinte situação:

Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de semana para atividades esportivas e culturais. Em cada grupo, um observador registraria todas as discussões que ocorressem durante a elaboração da carta. Ao final da escrita, o grupo deveria discutir o que ocorrera durante a produção e chegar a um consenso sobre os aspectos essenciais do ato de escrever. (Mello, 2004)

As características da situação proposta pelo professor evidenciam um caso daquilo que a autora denomina transposição didática, que significa

Alternativas
Comentários
  • Segundo estudiosos da educação, o termo transposição didática foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola.

    Na obra, o pesquisador alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Dessa forma, Chevallard conceitua “transposição didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” ser objeto do saber escolar.

  • Modificar os objetos de conhecimento - o saber científico ou as práticas sociais - para se converterem em objeto de ensino, isto é, em conteúdo curricular em condições de ser aprendido pelo aluno.

  • Transposição didática: Conteúdos científicos transformado afim de serem ensinados sem perder sua essência.

  • B-incluir na prática de ensino estratégias de estímulo à cooperação para o alcance de objetivos comuns, envolvendo postura de negociação e estabelecimento de consensos, a serem transpostas para a vida em sociedade.