SóProvas


ID
907183
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“No quadro de dificuldades econômicas, característico do século XIX em Goiás, a pecuária destacou-se como única atividade de caráter eminentemente comercial, sendo a lavoura voltada para a subsistência dos próprios plantadores, sendo o pouco excedente comercializado nos arraiais locais.”
ASSIS, Wilson Rocha. Estudos de História de Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2005, p. 67.

O caráter comercial da pecuária, explicitado na citação, no contexto da economia goiana da primeira metade do século XIX, deveu-se fundamentalmente à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d)


    Durante o século XIX, a população de Goiás aumentou consideravelmente, não só pelo crescimento vegetativo como pelas migrações dos estados vizinhos. A pecuária tornou-se o setor mais dinâmico da economia. 

    - Pecuária: alcançou relativo êxito (boas pastagens e o gado se conduzia até o mercado consumidor) desenvolveu e aumentou a população, porém manteve a ruralização.



    fonte: http://www.colegiodinamico.com.br/PAGINAS/ALUNO/o_professor/arquivos/cvinicios/cristiano_vinicios-historia_de_goias-apostila.pdf
  • Fatores responsáveis pelo desenvolvimento da pecuária em Goiás: 

    - A Província contava com imensas áreas devolutas e com pastagens nativas. 

    - A atividade em questão absorvia pouca força de trabalho. - O dispêndio de capital fixo era irrisório, pois a ex-pansão do rebanho se fazia através do processo natural de reprodução. - O gado era uma mercadoria capaz de transportar-se a si mesma, uma vez que um dos principais problemas da Província era a escassez e a ineficiência das vias de acesso aos centros dinâmicos do país.

  • A enorme disponibilidade de terras, a existência, principalmente na região Norte, de boas pastagens, possibilitaram em Goiás o desenvolvimento da pecuária. Em contrapartida, não havia meios de comunicação e transportes que facilitassem o escoamento da produção agrícola. Assim é que a agricultura será quase que eminentemente de subsistência. No entanto, a pecuária terá um crescimento maior, já que o gado se autolocomove. 

    Considera-se ainda a existência de mercados consumidores próximos a Goiás, principalmente a Bahia, para onde ia o gado em pé, e o Pará, para onde iam os derivados. 

  • Os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da pecuária em Goiás foram:

    ·        A província contava com terras devolutas e pastagens nativas;

    ·        A atividade absorvia pouca força de trabalho;

    ·        O dispêndio do capital fixo era pequeno, pois a expansão do rebanho se fazia de através do processo natural de reprodução;

    ·        O gado era uma mercadoria capaz de transportar-se a si mesma. (GAB)

  • O gado era uma mercadoria capaz de transportar-se a si mesma, uma vez que um dos principais problemas da Província era a escassez e a ineficiência das vias de acesso aos centros dinâmicos do país.

    GB = D

    #pmgo