SóProvas


ID
907417
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os agentes mecânicos são responsáveis pela maioria das lesões provocadas no corpo humano. São exemplos de lesões contusas:

Alternativas
Comentários
  • Lesões contusas são aquelas geradas por instrumentos contudentes (Pau, pedra, Soco...)


    Bossa sanguínea

    É o derramamento de sangue (proveniente de vaso vermelho) numa região pequena do tecido subcutâneo (embaixo da pele), delimitada por outras estruturas impermeáveis, como, por exemplo, osso. Formam uma saliência localizada na pele. São comuns no couro cabeludo e são vulgarmente chamadas de “galo”.


    Errei a questão por causa do empalamento. Não sabia que o empalamento era uma lesão contusa. Eu, humildemente, classificaria como perfurante. Se alguém puder explicar essa parte...
  • Penso que essa questão cabe recurso, pois empalamento é uma lesão causada por agente perfurocontundente.
  • Não concordo com o gabarito, por tudo que já estudei, mas o material do LFG, que parece que acertou todas as questões que cairam nesse concurso diz:
    Lesões contusas especiais:
    1-Encravamento
    2-Espostejamento
    3-Empalamento
    4-Esmagamento

    então pra quem fará delegado de Goiás, fique atento a isso, mas não sei se é seguro utilizar essa classifica do Professor goiano Marcelo Rosa em outros concursos.
  • Complementando para melhor fixação, segundo Genival Veloso de França. ed.7ª 

    Bossa Sanguínea: AÇÃO CONTUNDETE - apresenat-se sobre um plano osseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. Conhecemos como "Galo".
    Equimose: AÇÃO COTUNDENTE - lesões com infiltração hemorágica nas malhas dos tecidos, estravasamento sanguíneo.
    Luxação: AÇÃO COTUNDENTE - deslocamento de dois ossos cujas superfícies de articulação deixam de manter suas relações. Podendo ser parcial, quando quando a perda do contato e supercial, e completa, quando de separam totalmente. podendo ser fechadas ou expostas. Mais comunsn nos Joelhos, cotovelos, ombro e tornozelo.
    Entorse: AÇÃO COTUNDENTE - uma distenção ou ruptura ligeira dos ligamentos que servem para fixar as articulações.
    Empalamento: AÇÃO COTUNDENTE - é uma forma especial de encravamento, caracteriza pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal(sem formato de ponta ou qualquer que facilite a penetração), Lesões variadas e multiplas pois dependem do impacto e dimensão do objeto.
    OBS: É necessário lembrar que existe o empalamento que é introdução de corpos estranhos no ânus, objetos menos irregulares, pois neste caso não se observa multilações periniais e dificilmente ocorrre lesões intra-abdominais.
    Degolamento/decapação: AÇÃO CORTANTE - separação da cabeça do corpo.
    Esgorjamento: AÇÃO CORTANTE - longa ferida tranversal do pescoço, profunda, lesando além dos planos cutâneos (sem separar a cabeça do corpo)
    Esquartejamento: AÇÃO CORTANTE -  ato de dividir o corpo em quartos, por amputação ou desarticulação.



    Bons Estudos. 
  • Acredito que o empalamento foi classificado como lesão contusa por agir através de CHOQUE com a mucosa do reto e cólon. Em geral o material nesse tipo de lesão não apresenta superfície cortante, porém pode vir a causar perfuração devido à progressão pelo trato gastrointestinal, de maneira a distorcer a anatomia.
  • As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. 

    Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes. 

    As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. 

    As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema.

    As feridas laceradas são aquelas com margens irregulares como as produzidas por vidro ou arame farpado.

    As feridas perfurantes são caracterizadas por pequenas aberturas na pele.



  • BOSSA é o famoso "galo"!

  • Complementando os comentários.

    A bossa (linfática ou sanguínea) ocorre frequentemente nos traumatismos do couro cabeludo e é popularmente conhecido como

    "galo"). Localiza-se sempre sobre um plano ósseo e possui saliência pronunciada na superfície cutânea.

    As equimoses são lesões, em sua maioria, superficiais, em que ocorre infiltração hemorrágica dos diferentes planos teciduais, com

    extravasamento sanguíneo devido à existência de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada. Podem surgir, ainda, tardiamente e em localização distante da área atingida.

    Esgorjamento: ferida transversal no pescoço, geralmente de localização ântero-lateral, com profundidade suficiente para lesionar

    pele, vasos, nervos, músculos e órgãos mais internos (esôfago, laringe e traqueia).


  • O livro do professor Genival Veloso França (2012) traz uma série de lesões produzidas por ação contundente, vou listá-las a título de conhecimento - e decoreba - sem entrar no mérito do que significa cada uma:

    1) Rubefação;
    2) Escoriação;
    3) Equimose;
    4) Bossa sanguínea - vulgarmente conhecida por "galo"
    5) Ferida contusa;
    6) Fraturas;
    7) Luxações;
    8) Entorses;
    9) Roturas de vísceras internas;
    10) Prolapso de vísceras internas;
    11) Lesões produzidas por artefatos explosivos;
    12) Lesões por martelo;
    13) Encravamento:
    14) Empalamento - essa forma especial de encravamento se caracteriza pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal, na maioria das vezes consistente e delgado, no ânus ou na região perineal. As lesões são sempre múltiplas e variadas, sua profundidade varia de acordo com o impacto e as dimensões do objeto CONTUSIVO (como já citado anteriormente por uma colega, há que se diferenciar o empalamento da introdução VOLUNTÁRIA de corpos estranhos no ânus);
    15) Lesões por achatamento;
    16) Lesões por arrancamento;
    17) Lesões por cinto de segurança;
    18) Lesões produzidas por explosão de bolsas de ar (air bags);
    19) Lesões por atropelamento terrestre;
    20) Lesões por atropelamento náutico;
    21) Lesões por atropelamento ferroviário;
    22) Lesões por precipitação.

  • Bossa Linfática - Ocorre um traumatismo na região do couro cabeludo. Vulgo "galo"

    Empalamento - forma de encravamento de objetos de grande eixo longitudinal na região anal ou perineal. 

    Lesões Contusas ( Inclui-se feridas)

    - Rubefação

    - Escoriação

    - Equimose

    - Luxação

    - Entorse

    -Rótura de Viscera interna

    -Fratura

    -Empalamento

    -Encravamento

    - Hematoma

    - Bossa Linfática

    Lesões cortantes, eventualmente cortocontusas

    - Haraquiri

    - Degolamento

    - Esquartejamento

    -Espostejamento

    -Esgorjamento

    - Decapitação


  • Instrumentos contundentes

    Possuem superfície de contato romba ou plana e ferem atuando por pressão, deslizamento ou ambos os mecanismos. Agem ativamente quando vão em direção do organismo (soco, paulada, pedrada), ou passivamente, se o organismo se projeta em direção a eles (queda).


  • Uma das formas de empalamento que ocorre causando ferida punctória é o empalamento pelo umbigo.

    E não é considerado encravamento, mas sim empalamento genuíno.

    Complicado galera.

  • Pelo que estudei o empalamento é classificado como ferida perfurocontundente e o esquartejamento como ferida cortocontundente.

  • Acertei a questão colegas, mas infelizmente ela não reflete o posicionamento doutrinário majoritário, sendo passível de anulação.

    Segundo o excelente professor Roberto Blanco do Rio de Janeiro: "Empalamento é a penetração do agente perfurocontundente de haste no períneo, que é a região muscular situada ao redor do ânus".

    Assim, se o instrumento é perfurocontudente, ele perfura e contunde. Portanto, como a questão fala em lesão contunsa está incorreta.

     

  • O encravamento é a lesão perfurocontusa, geralmente acidental, que ocorre com o objeto de grande calibre, como uma estaca. Já o empalamento é uma modalidade de encravamento em que a lesão ocorre pela penetração do instrumento perfurocontundente de grandes proporções pela região anal, vaginal ou perianal.

    Paulo Enio Garcia da Costa Filho, Medicina Legal e Criminalística, 2. ed.

  • A) Bossa: contundente; empalamento: contundente (Neusa Bittar, pagina 206)

    b) Equimose: contundente; esgorjamento: cortante

    c) esquartejamento: cortante (apesar de achar que poderia ser cortocontundente também, pois geralmente utilizam machados ou facões); entorse: contundente.

    c) luxação: contundente; degolamento: cortante.

     

  • Lesões produzidas por ação contundente- exemplos: hematoma, bossas, escoriação, ferida contusa, entorse, luxação, fraturas, rupturas viscerais, lesões provocadas por martelo, defenestração, encravamento, empalamento, lesões por acidente aéreo.

    Lesões produzidas por ação cortante- exemplos- ação de defesa e hesitação, esgorjamento e degolamento.

    Lesões produzidas por ação cortocontundente- exemplos: espostejamento, decapitação e esquartejamento.

    GABARITO DO PROFESSOR: A
  • Complementando >>> amigos!

    Questões que já foram cobradas em provas anteriores: Características das lesões contusas

    "Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração (Figura 4.14 B). Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:
    forma estrelada, sinuosa ou retilínea bordas irregulares, escoriadas e equimosadas fundo irregular vertentes irregulares pontes de tecido íntegro ligando as vertentes retração das bordas da ferida pouco sangrantes integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão ângulo tendendo à obtusidade.
    A forma da ferida contusa é quase sempre sinuosa ou estrelada, e mais raramente retilínea, variando de acordo com a forma do instrumento, a região atingida e a violência da contusão."

     

    (FRANÇA, Genival Veloso. Medicina legal, 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015, PÁG. 238)  edição digital

     

    Bons estudos!

  • Gab. A.

     

    Segundo BITTAR, algumas feridas incisas recebem nomes especiais dependendo da localização:

    Esgorjamento: lesão profunda na parte anterior e laterais do pescoço.

    Degola: lesão profunda na parte posterior do pescoço.

    Decapitação: secção total do pescoço.

    Esquartejamento: separação do corpo em quatro partes

    Espostejamento: separação do corpo em diversas partes irregulares

  • GABARITO A

    Para ficar mais fácil para marcar, lembrem que a LESÃO CONTUSA é resultado de um instrumento CONTUNDENTE.

    Exemplos de instrumentos CONTUDENTES: MARTELO, RIPA DE MADEIRA, TACO DE BASEBALL, BARRA DE FERRO, ETC.

    Agora, imaginem a seguinte cena: TICIO MUNIDO DE UM TACO DE BASEBALL, POR TER PERDIDO A PARTIDA DESPORTIVA QUE PRATICARA, DECIDE POR ACERTAR COM TAL INSTRUMENTO 4 VEZES NO BRAÇO DE SUA ESPOSA. Conclusão: O braço estaria cortado ou CONTUNDIDO?

    Dessa maneira, é possível esclarecer que na lesão contusa, NÃO HÁ ESTRAVAZAMENTO DE SANGUE.

    Diante disso, nessa questão é possível excluir todas que "contém sangue jorrado" (desculpe pela ausência de liturgia).

    A) bossa, empalamento (galo na testa + algo enfiado no ânus)

    B) equimose, esgorjamento (esgorjamento é a exposição da garganta, por meio de corte)

    C) esquartejamento, entorse (esquartejar é desmembrar a pessoa)

    D) luxação, degolamento (degolar e cortar o pescoço na região posterior e lateral)

    abs

  • Esgorjamento, esquartejamento e degolamento são exemplos de lesões cortantes (incisas).

  • Lesão contusa é provocada por um instrumento contundente.

  • Desde quando empalamento é lesão contusa? Na verdade é perfuro contundente

  • Lembre:

    -Empalamento

    -Encravamento

    SÃO CONTUSAS!

  • Encravamento: É uma modalidade de ferimento produzida pela penetração de um objeto afiado e consistente, em qualquer parte do corpo. São ocorrências de grande impacto, quando o corpo do indivíduo se desloca violentamente de encontro ao objeto, ou quando ambos se defrontam em grande velocidade

    Sua natureza etiológica é quase sempre acidental.

    Empalamento. Essa forma especial de encravamento caracteriza-se pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal, na maioria das vezes consistente e delgado, no ânus ou na região perineal. As lesões são sempre múltiplas e variadas, sua profundidade varia de acordo com o impacto e as dimensões do objeto contusivo.

    Fonte: Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed.