SóProvas


ID
909994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de virtualização, julgue os próximos itens.

A paravirtualização proporciona melhor desempenho em relação à virtualização total, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.

Alternativas
Comentários

  • Na paravirtualização, o kernel do OS sofre modificações para a utilização de hypercalls. Os Kernels hóspedes paravirtualizados são executados simultaneamente na máquina enquanto estiverem usando as bibliotecas e os dispositivos do hospedeiro. A instalação de um sistema para-virtualizado pode ser feita com acesso completo a todos os dispositivos no sistema, que pode ser limitado com configurações de segurança (SELinux e controles de arquivos). Sistemas paravirtualizados são mais rápidos do que os full, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos dehardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.


    Fontes:  
    http://4sdrub4l.blogspot.com.br/
    http://www.vmware.com/files/pdf/VMware_paravirtualization.pdf
  • Virtualização total e paravirtualização

    A virtualização por meio de Virtual Machine Monitor é comumemente dividida em duas técnicas: avirtualização total (full virtualization) e a paravirtualização (paravirtualization).

    Na virtualização total, o sistema operacional do hóspede trabalha como se de fato houvesse uma máquina física inteiramente à sua disposição. Desta forma, o sistema não precisa sofrer nenhuma adaptação e trabalha como se não houvesse virtualização ali. O problema é que esta abordagem pode ter algumas limitações consideráveis.

    Uma delas é o risco de algumas solicitações do hóspede não serem atendidas da maneira esperada. Isso acontece, por exemplo, quando o hypervisor não consegue lidar com determinada instrução privilegiada ou quando um recurso de hardware não pode ser plenamente acessado por não haverdrivers (uma espécie de software que "ensina" o sistema operacional a lidar com um dispositivo) na virtualização capazes de garantir sua plena compatibilidade.

    A paravirtualização surge como uma solução para problemas do tipo. Nela, o sistema operacional do hóspede roda em uma máquina virtual similar ao hardware físico, mas não equivalente.

    Como este método, o hóspede é modificado para recorrer ao hypervisor quando necessitar de qualquer instrução privilegiada e não diretamente ao processador. Assim, o VMM não precisa interceptar estas solicitações e testá-las (tarefa que causa perda de desempenho), como acontece na virtualização total.

    Além disso, a paravirtualização diminui expressivamente os problemas com compatibilidade de hardware porque o sistema operacional do hóspede acaba podendo utilizar drivers adequados - na virtualização total, os drives disponíveis são "genéricos", isto é, criados para suportar o máximo possível de dispositivos, mas sem considerar as particularidades de cada componente.

    A principal desvantagem da paravirtualização é a necessidade de o sistema operacional ter que sofrer modificações para "saber" que está sendo virtualizado, podendo gerar custos com adaptação e atualização ou limitações referentes à migração para um novo conjunto de hardware, por exemplo.

    Na virtualização total, vale relembrar, não há necessidade de alteração do sistema, mas o procedimento fica sujeita aos problemas mencionados no início deste tópico. Assim, a adoção de um modo ou outro depende de análises e testes que possam determinar qual é mais vantajoso para determinado serviço.


  • Virtualização Total (completa) -  ocorre uma abstração completa do sistema físico. Cria-se um sistema virtual completo, com drivers e dispositivos genéricos. Nessa técnica o sistema operacional desconhece que há uma camada intermediária (monitor VMM) entre ele e o hardware físico.

    -Nessa técnica as instruções privilegiadas são interceptadas pela camada intermediária (monitor VMM).

    -Esse processo de conversão de instruções compromete o desempenho também.

    Paravirtualização o sistema operacional é modificado para que use os drivers específicos do hardware físico, instalados no próprio sistema operacional virtualizado. Nessa técnica o sistema operacional conhece que há uma camada intermediária entre ele e o hardware físico. 

    -Os drivers utilizados são específicos para o hardware físico, favorecendo o desemprenho.

    -Mas, o sistema operacional na técnica de paravirtualização precisa ser modificado, o que não ocorre na virtualização total.

    Gab. C

  • Paravirtualização: “quase virtualização”, a máquina sabe que está sendo virtualizada e o contato do sistema operacional convidado com o host é feito por meio de Hypercalls. O desempenho é melhor, pois possui uma camada a menos em relação à virtualização total. O SO virtualizado e hospedeiro são modificados para saberem que foram virtualizados. Dessa maneira, o próprio SO hospedeiro consegue executar diretamente no driver a instrução.

  • Atualmente, já existem arquiteturas que dão suporte de hardware para a virtualização (AMD-V e Intel-VT) e a virtualização total passou a obter resultados de desempenho melhores do que os da para-virtualização nesses casos. ( trecho do comentário do Rodrigo Rabadan)

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf

  • Virtualização Total: Hypervisor realiza testes

    Paravirtualização: Hypervisor não realiza testes