SóProvas


ID
910045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o PMBOK, julgue o item seguinte a respeito do
ciclo de vida do projeto e ciclo de vida do produto.

Em um projeto que vise melhorar um imóvel, a estrutura analítica de projeto (EAP) não deve conter atividades ou detalhes do que deverá ser feito. Assim, informações a respeito da troca das portas dos quartos, por exemplo, não devem fazer parte desse projeto.

Alternativas
Comentários
  • Lendo e relendo essa questão não consegui identificar porque a mesma está certa.

    Entendo que realmente a EAP não deve conter atividas ou detalhes do que deverá ser feito.

    Agora o que eu não entendo é porque as informações a respeito da troca de porta dos quartos não devem fazer parte do projeto.

    Se ele dissesse que não deveria fazer parte da EAP aí tudo bem, mas do projeto forcou um pouco a barra...
  • Esse gabarito se manteve ? A ativividade só não deve está na EAP, mas fora do projeto é demais, alguém tem alguma explicação pra isso, qual é a pegadinha dessa vez.
  • Errei por conta disso tbm... Q sacanagem!!!!
  • Galera, faz sentido a questão estar certa porque na EAP a gente não define nem as atividades, muito menos as detalha. As atividades são definidas no gerenciamento de tempo, processo "definir as atividades". A EAP trabalha a nível de pacote.

    abs
  • O problema é quando ele diz que a "troca das portas dos quartos" não devem fazer parte desse projeto.
    Como se ele tivesse definindo que o projeto fosse criar a EAP, mas não. O projeto na verdade é a "melhora do imóvel".

    A questão ficaria realmente correta se o final fosse:
    Assim, informações a respeito da troca das portas dos quartos, por exemplo, não devem fazer parte da EAP.
  • Questão correta. 
    Transcrevo abaixo o que o PMBok 4ª Edição coloca sobre o Processo de Definir as Atividades (Gerenciamento do Tempo):
    "Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. O processo Criar a EAP (Gerenciamento do Escopo) identifica as entregas no nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP), o pacote de trabalho. Esses pacotes são tipicamente decompostos em componentes menores chamados atividades que representam o trabalho necessário para completar o pacote de trabalho."

    Portanto, na EAP são apresentados apenas pacotes de trabalho (entregas). O detalhamento em atividades é realizado no processo de Definir as Atividades, que servirá como base para estimativa e desenvolvimento do cronograma do projeto.
  • Leonardo, como já foi dito, o questionamento não é sobre a EAP e sim sobre a questão de troca das portas dos quartos não fazerem parte do projeto.
  • Acho que para entendermos a questão, temos que analisar a forma em que o texto foi escrito.
    A última frase é uma frase conclusiva ("Assim,..."). Portanto, a conclusão "não devem fazer parte desse projeto" refere-se ao argumento da oração anterior ("a estrutura analítica de projeto não deve conter atividades ou detalhes do que deverá ser feito"), e não ao projeto de melhorar o imóvel.
  • Eu também teria errado a questão na prova, mas olhando novamente o guia PMBOK, reparei na seguinte frase que está na descrição do processo 5.3 Criar a EAP:
     
    "No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado do esforço e não o próprio esforço."
     
    Portanto, o gabarito está correto, não se deve descrever detalhes sobre a troca das portas na EAP, mas sim criar uma estrutura que dê a idéia de pacotes de trabalho entregáveis, por exemplo, considerando o que poderia ser uma parte da EAP do projeto de melhoria ou reforma de um imóvel:
     
    Reforma -> Acabamento -> Substituição das Portas dos Quartos -> Porta do quarto A.

    São muito diferentes, o entregável "Porta do Quarto A" e o conjunto de informações ou atividades que descreve em detalhes como essa porta será substituída, que está fora do escopo do PMBOK.

    Em relação a última frase, "...não devem fazer parte desse projeto.", ela está correta também, esses detalhes não fazem parte da EAP, logo não fazem parte do projeto.

    Abraços.
  • Pessoal, também errei a questão, mas analisando a frase "informações a respeito da troca das portas dos quartos" percebo que se trata de um nível de detalhamento que realmente não deve estar presente no projeto. Ex: digamos que a EAP definiu os pacotes: 1 - melhorar o piso; 2 - melhorar paredes, portas e janelas e 3 - melhorar o teto. Assim trocar as portas seria uma tividade do pacote 2, porém no projeto não precisa conter informações a respeito dessa troca como por exemplo: para trocar as portas primeiro vamos tirar as fechaduras, depois as dobradiças, depois armazena-las no local x, e.t.c. Observem que estas informações a respeito da troca das portas realmente não precisariam estar presentes no projeto. Assumo que é um pensamento forçado, mas foi o único que achei justificar o gabarito da questão. Espero ter ajudado.
  • Definir as atividades é um processo feito na área de conhecimento Gerência de Tempo

  • Sinceramente, tentei chegar a uma conclusão plausível para tentar justificar porque a troca das portas dos quando não fazem parte do projeto. Segue meu raciocínio.

    A discussão não é sobre a EAP em si, que não deve conter as atividades ou detalhes já sabemos.

    Mas o cerne da questão é sobre a troca das portas dos quartos não fazer parte do projeto.

    Bom, recapitulando, a lista de atividades é uma coleção de TODOS os elementos do trabalho exigido para completar o projeto.

    O Trabalho que não se encaixa na EAP, também não se encaixa dentro do projeto.

    Assim, se a atividade troca das portas dos quartos não está na EAP, consequentemente não deve fazer parte desse projeto.

  • A atividade de troca de portas não vai estar na EAP porque a EAP contém produtos e não atividades. Então a EAP poderia conter um ramo chamado "Portas novas"; e a gerência do tempo incluiria a atividade "Trocar portas". Com isso, não concordo com o gabarito da questão e acho que ela poderia ser anulada, dada uma boa justificativa fundamentada no guia.

  • Em algum lugar do projeto (definição de atividades, talvez) tem que constar informações da troca de porta, caso isso figure na coleta de requisitos, mas não na EAP, isso todo mundo sabe.

  • Concordo com o Diego.

    E mais: Quem avaliou que a troca das portas são detalhes do projeto? 
    Se for uma atividade crítica do projeto? (no caso da melhoria de um imóvel a principal queixa são as portas velhas, por exemplo)
    Deve conter no EAP a atividade de troca de portas. Já seus detalhamentos não, como: compra de material da porta, tinta da porta, maçaneta da porta........ etc...

    A questão ficou só dentro da cabeça do infeliz que elaborou...


  • Questão infeliz, hein.

  • CESPE lixo...

  • A EAP deve conter os produtos do trabalho ou suas entregas, não deve conter as atividades (troca das portas) necessárias para chegar ao produto.

    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Afirmativa correta