A unidade fundamental de armazenamento de dados no SQL Server é a página. O espaço em disco alocado a um arquivo de dados (.mdf ou .ndf) em um banco de dados é logicamente dividido em páginas numeradas de forma contígua de 0 a n. As operações de E/S de disco são executadas no nível de página. Ou seja, o SQL Server lê ou grava páginas de dados inteiras.
As extensões são uma coleção de oito páginas fisicamente contíguas e são usadas para gerenciar as páginas de forma eficaz. Todas as páginas são armazenadas em extensões.
No SQL Server, o tamanho de página é 8 KB. Isso significa que os bancos de dados SQL Servertêm 128 páginas por megabyte. Cada página começa com um cabeçalho de 96 bytes usado para armazenar informações de sistema sobre a página. Essas informações incluem o número de página, o tipo de página, a quantidade de espaço livre na página e a ID de unidade de alocação do objeto que possui a página.
As linhas de dados são colocadas em série na página, iniciando imediatamente após o cabeçalho. Uma tabela de deslocamento da linha tem início no final da página, e cada tabela de deslocamento da linha contém uma entrada para cada linha na página. Cada entrada registra a distância do primeiro byte da linha em relação ao início da página. As entradas na tabela de deslocamento da linha estão em sequência inversa da sequência das linhas na página.
Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/pages-and-extents-architecture-guide?view=sql-server-2017