-
CERTA
Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e, para conseguir eficiência, este modelo explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. 1- Caráter legal das normas e regulamentos: Normas e regulamentos são estabelecidos por escrito, definindo como a organização irá funcionar. 2- Caráter formal das Comunicações: As regras e ações administrativas são registradas formalmente por escrito. Todas as ações e procedimentos são feitos para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização. 3- Caráter racional e divisão do trabalho: Divisão sistemática e racional do trabalho. Cada participante tem um cargo específico com funções específicas. Cada um deve saber com clareza qual a sua tarefa, sua posição hierárquica, seus direitos e poderes. 4- Impessoalidade nas relações: As atividades são distribuídas impessoalmente, considerando os cargos e funções. As pessoas vêm e vão e os cargos continuam os mesmos. 5- Hierarquia da Autoridade: Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Todos os cargos estão dispostos em estrutura hierárquica com privilégios e obrigações devidamente definidos por regras. 6- Rotinas e Procedimentos padronizados: A burocracia fixa regras e normas técnicas que regulam os ocupantes de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com rotinas e procedimentos. 7- Competência Técnica e Meritocracia: A burocracia utiliza critérios universais onde a escolha das pessoas se dá de acordo com o mérito e a competência técnica e não por preferências pessoais. 8- Especialização da Administração: O dirigente da organização não é necessariamente o dono do negócio ou grande acionista da empresa, mas um profissional especializado na sua administração. 9- Profissionalização dos participantes: Na estrutura burocrática cada participante é um profissional pois atende às seguintes características: - É um especialista na tarefa que executa; - É assalariado; - É ocupante de um cargo; - É nomeado pelo superior hierárquico; - Seu mandato é por tempo indeterminado; - Segue carreira dentro da organização; - Não possui a propriedade dos meios de produção e administração; - É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa. 10- Completa Previsibilidade do Funcionamento: A conseqüência da burocracia seria, segundo Weber, a previsibilidade do comportamento de seus membros. Tudo na burocracia é estabelecido para prever antecipadamente todas as ocorrências e rotinizar sua execução para que a máxima eficiência do sistema seja alcançada. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.
-
É o Formalismo característica marcante do Estado Burocrático.
-
Caracteristicas da Burocracia segundo Max Weber
1) Caráter legal das normas e regulamentos: São estabelecidos por escrito, definindo como a organização irá funiconar.
2) Caráter formal das Comunicações: As regras e ações administrativas são registradas formalmente por escrito.
-Administração Geral e Pública ( Giovanna Carranza ) P.380
-
papel, papel e mais papel... um atraso
-
Excesso de formalidade.
-
Uma das disfunções da Burocracia é o EXCESSO DE FORMALISMO E DE PAPELÓRIO: A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da organização burocrática, com o intuito de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito, tende ao excesso de formalismo e, consequentemente, de papelório.
GABARITO CORRETO.
-
Sim, perfeito!
# FormaliSmo e Impessoalidade.
-
CERTO
O Formalismo.
-
QUESTÃO CORRETA.
E em virtude desse formalismo nasceu uma das disfunções da burocracia, qual seja, excesso de formalismo e papelório.
A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da organização burocrática, com o intuito de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito, tende ao excesso de formalismo e, consequentemente, de papelório.
-
CORRETA
EXCESSO DE FORMALISMO ERA UMA DAS DISFUNÇÕES DO TEORIA DA BUROCRACIA
BUROCRACIA = FORMALISMO + IMPESSOALIDADE + PROFISSIONALISMO
-
CERTO
-
CERTO