SóProvas


ID
910762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando que, para celebrar contrato administrativo, a
administração pública deve realizar processo licitatório como forma
imparcial de seleção, julgue os itens que se seguem.

Em caso de comprometimento da segurança nacional, para que a licitação se torne inexigível basta que o Conselho de Defesa Nacional seja ouvido.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Artigo 24, Lei 8666/93: "É dispensável a licitação: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional".
  • Complementando: Errado, pois não se trata de licitação inexigível mas sim dispensável.
    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;
    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • Inexigibilidade ---> para que ocorra a inexigibilidade, é preciso a ausência do pressuposto básico da licitação: a competição.

  • Dois erros: 1) A licitação, neste caso, seria dispensável (e não inexigível); 2) Se caso o examinador estivesse colocado a palavra dispensável, acredito que a questão continuaria errada, pois além se ser ouvido o Conselho da Defesa Nacional, o art. 24, inciso IX, L.8666, fala "nos casos estabelecidos em DECRETO do Presidente da República"

  • Lei 8.666 

    Art. 24 -  É dispensável a licitação: 

    IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; 

  • Inexigibilidade ---> para que ocorra a inexigibilidade, é preciso a ausência do pressuposto básico da licitação: a competição.


  • Como já foi dito, no caso a licitação é dispensável e não inexigível, vejam numa outra questão:

    É dispensável a licitação caso haja possibilidade de comprometimento da segurança nacional nos casos estabelecidos em decreto do presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

    GABARITO: CERTA.

  • Está está errado pelo simples fato de não existir tal previsão expressa na devida lei, ou em qualquer outra norma!

    O que existe é a possibilidade de dispensa.

    Mania doida de comentar somente colando!

  • poderia ter mais comentários de professor nestas questões.

  • Art. 24. É dispensável a licitação:

    IX. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

  • Dá para safar facilmente entendendo os conceitos de inexibilidade e dispensa. Em caso de perturbação à segurança nacional, há dispensa. 

  • segurança nacional- dispensavel.. imagina que o país ta num furdunço e precisa de algo para melhorar essa bagaça, daí parar para o povo concorrer vai perder mais tempo, logo é melhor contratar diretamente. eh  mais rapido.

  • Artigo 24, Lei 8666/93: "É dispensável a licitação: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional".