-
Lembre-se sempre da AGE (Assembléia Geral Extraordinária), ela é quem "manda" em tudo, a diretoria tem suas funções, porém é subsdiária.
-
Olá.
Vemos que qualquer decisão da empresa deve passar também por uma assembléia, ou seja, os detentores de ações ordinárias possuem parte do capital, portanto, tem direito a opinar.
-
errada
pq nao eh ser aprovada pela diretoria, mas sim pela assembleia geral.
peguinha insuportavel!!!!
-
O processo de transformação de uma companhia fechada para companhia aberta deve ser avaliado e aprovado pela ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA para posterior registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
está seria a resposta - CORRETA.
-
Fiquei em dúvida aqui. Como falar em assembléia geral se a empresa ainda não emitiu as ações, portanto não há acionistas.
-
Cai igual a um patinho na armadilha CESPIANA!
ASSEMBLEIA (SEM ACENTO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) GERAL.
-
Para uma empresa ter acionistas, ela não necessariamente tem que vender ações. Em sociedade anônima de capital fechado, os acionistas são proprietários da empresa assim como nas de capital aberto, porém, as ações permanecem concentradas nas mãos desses poucos acionistas (não abre a público).
-
Errada. (Olha o peguinha aí, gente)
Outra questão maliciosa, que pega facilmente o desavisado. Numa S/A as decisões são, sempre, necessariamente, obrigatoriamente, feitas em AG - Assembleia Geral. É uma característica das Socieades Anônimas. É uma questão lógica, ela tem vários "donos" ou "proprietários", os acionistas. Você concordaria que seu cônjuge vendesse suas coisas ou fizesse algo com seus bens sem falar com você? Você também é dono, portanto, tem o direito de decidir o que fazer. Bons Estudos.
-
Pow, que sacanagem. Até eu cai nessa pegadinha idiota. Existem pegadinhas bem feitas, com nexo. Mas essa é daquelas idiotas.
-
PUTZ, essas pegadinhas são insuportáveis !!!!!!!!!
-
O processo de transformação de uma companhia fechada para aberta deve ser avaliado e aprovado pela assembleia geral extraordinária da empresa para posterior registro na Comissão de Valores Mobiliários.
-
Não considerei uma pegadinha tão pesada, é meio obvio até se uma S/A decisões dessa magnitude precisarão ser decididas em Assembléia Geral Extraordinária.
-
Cai cai balão... MUITA ATENÇÃO com o enunciado da questão!
De companhia fechada para companhia aberta = ASSEMBLEIA GERAL avalia e aprova.
ENTENDER E MEMORIZAR!
-
Dica para acertar questões Cespe: Parece muito bobinho, ordinário e certo? Marca errado.
-
Ainda bem que aqui é hora de errar e aprender por que errou. Pessoal não fiquem alugando quem cai nessas pegadinhas acertar aqui e saber onde ta a pegadinha é fácil quero ver no dia da prova com tempo curto, redação e ansiedade em cima... Ai até gigante se perde
-
a consulta a CVM será anterior.
-
Nayara, cuidado com os seus comentários. O erro está em afirmar que a processo de transformação deve ser feito pela diretoria da companhia, na verdade, quem deve avaliar e aprovar é a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA.
Corrigindo: O processo de transformação de uma companhia fechada para companhia aberta deve ser avaliado e aprovado pela ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA da empresa para posterior registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
-
É isso aí Yáskara Fabíola
Faço minhas as suas palavras... portanto cuidado meu povo!
Há dois tipos de sociedades anônimas - as de capital fechado (na mão de poucos ACIONISTAS) e as de capital aberto (na mão de vários ACIONISTAS)... portanto, há acionistas nas sociedades anônimas de capital fechado!
"Há duas espécies de sociedades anônimas:1
- A companhia aberta (também chamada de empresa de capital aberto), que capta recursos junto ao público e é fiscalizada, em Portugal, pela CMVM(Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) e, no Brasil, pela CVM(Comissão de Valores Mobiliários)
- A companhia fechada (também chamada de empresa de capital fechado), que obtém seus recursos dos próprios acionistas.2"
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_an%C3%B3nima
-
O processo de transformação de uma companhia fechada para companhia aberta deve ser avaliado e aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária para posterior registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Mesmo
a companhia sendo fechada ela tem acionistas - só que no seu caso as
ações são concentradas nas mãos dos donos e não são abertas ao público.
-
Uma companhia que deseje negociar seus valores mobiliários em Mercado de Balcão ou Bolsa de Valores precisa ter registro prévio perante a CVM e a subscrição de ações deverá ser efetuada com a intermediação de instituição financeira.
O procedimento para constituição da companhia aberta é o mesmo da companhia fechada, porém, após a constituição, a companhia deverá requerer seu registro perante a CVM.
Ao solicitar o registro perante a CVM, a companhia poderá requerer seu registro em uma das duas categorias existentes: categoria A ou categoria B. Os emissores registrados na categoria A são aqueles que podem emitir quaisquer valores mobiliários em mercados regulamentados. Já os registrados na categoria B, não poderão negociar em mercados regulamentados ações e certificados de depósito de ações, nem valores mobiliários que confiram ao titular o direito de adquirir ações ou certificados de depósito de ações.
-
Além de adequar a estrutura interna, para que a empresa possa se transformar de companhia fechada para companhia aberta é imprescindível a autorização proveniente da deliberação autorizativa de Assembleia Geral Extraordinária devidamente instalada, contrato de coordenação e distribuição, criação de setores responsáveis pelo atendimento de detentores de ações e/ou debêntures e nomeação de um Diretor de Relações com Investidores, conforme previsto nas Leis das Sociedades anônimas e nº /76, além das instruções normativas nº 13/80 e 202/93.
A assembléia geral extraordinária é composta pela Diretoria, Conselho e Acionistas.
Fonte: https://lufmattos.jusbrasil.com.br/artigos/151642393/abertura-de-capital-companhias-abertas-e-os-procedimentos-para-registros