-
Afirmação FALSA.
Em resumo, a tabela de temporalidade é um instrumento feito para determinar o tempo de permanência de cada tipo de documento no arquivo corrente ou intermediário (arquivo permanente não tem prazo).
A maneira de acompanhar a movimentação e determinar a localização de um documento é por meio do controle feito pelo setor de protocolo.
-
A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.
A efetiva implementação de tais instrumentos objetiva a simplificação e racionalização dos procedimentos de gestão dos documentos e das informações, ou seja, permitirá uma considerável redução da massa documental acumulada, eliminando enormes volumes de documentos rotineiros e desprovidos de valor que justifique a sua guarda, com conseqüente otimização do espaço físico e racionalização de custos, e sobretudo garantirá a preservação dos documentos de guarda permanente, de relevante valor informativo e probatório.
-
Misturou os conceitos de tabela de temporalidade, registro e controle da tramitação
-
A tabela de temporalidade é um instrumento feito para determinar o tempo de permanência de cada tipo de documento no arquivo corrente ou intermediário.
-
Fez uma bagunça, rsrssrsr
-
A tabela de temporalidade é instrumento da gestão de documentos que determina os prazos de guarda e destinação final de documentos.com base em sua avaliação. Ela apresenta os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário, sendo que aqueles podem estar dispersos pelos vários setores da organização.
Para acompanhar a movimentação, localização e final de trâmite de documentos devem ser utiizadas as ferramentas de protocolo.
Gabarito do professor: Errado
-
ERRADO
Determina as fases ou idade dos documentos e sua guarda, assim como a destinação final: eliminação ou guarda permanente.
-
Para acompanhar a movimentação, localização e final de trâmite de documentos devem ser utiizadas as ferramentas de protocolo.
-
A tabela de temporalidade (Controle de trâmitação - protocolo), instrumento de apoio ao controle dos documentos, apresenta os departamentos pelos quais os documentos devem tramitar e quanto tempo cada tipo de documento permanece em cada setor. Dessa forma, é possível acompanhar a movimentação, determinar a localização e até prever o prazo para a finalização do trâmite de um documento.
Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.
Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística (2005)
Exemplo de uma: https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Captura-de-Tela-2016-10-27-a%CC%80s-09.43.37.png
GAB: ERRADO
-
Pessoal, quem apresenta os departamentos pelos quais o documento deve tramitar não é o protocolo. As atividades de tramitação são baseadas nos normativos do próprio órgão e em seus fluxogramas.
A questão bagunçou tudo, mas seria assim:
A tabela de temporalidade, instrumento de apoio ao controle dos documentos (CERTO - é um dos instrumentos), apresenta os departamentos pelos quais os documentos devem tramitar e quanto tempo cada tipo de documento permanece em cada setor (ERRADO - FLUXOGRAMA e normativos internos). Dessa forma, é possível acompanhar a movimentação, determinar a localização (ERRADO - PROTOCOLO) e até prever o prazo para a finalização do trâmite de um documento.