SóProvas


ID
910798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos e informações, julgue os
itens de 61 a 68.

Apenas servidores treinados devem realizar as operações de classificação de documentos; algumas rotinas desse processo são o recebimento do documento, a leitura de seu conteúdo para a identificação do assunto principal, a localização do assunto no código de classificação de documentos de arquivo, e a anotação do código na primeira folha do documento.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA;

    A palavra apenas confundiu a cabecinha de alguns. 

    Está correto pois quando se trada de CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS,somente servidores devem realizar as operações. DEVIDO AO GRAU DE SIGILO. 

    Se considerarmos as informações contidas em um documento, podemos classificar os documentos como SIGILOSOS ou OSTENSIVOS. 

    Entende-se por documentos SIGILOSOS aqueles que tendo em seu conteúdo informações de carater restrito, requerem medidas especiais de SEGURANÇA no que se refere a sua guarda e conservação.

    Já os documentos OSTENSIVOS aqueles que contem informações comuns que nao comprometem a segurança ou o bom andamento das atividades rotineiras, não exijam medidas especiais de segurança. Porém, do mesmo modo devem ser realizadas por SERVIDORES CAPACITADOS.



    Fonte: Material Téorico. Professor Elvis Miranda- Arquivologia


  • Questão errada na minha leitura.

    A parte da questão que fala sobre:   "a leitura de seu conteúdo para a identificação do assunto principal", não torna a questão errada devido a existência de documentos sigilosos? Especialmente devido a palavra CONTEÚDO...

    Abraços,


  • Juliano, observe que não generalizou-se, a questão fala em algumas rotinas desse processo...portanto nem sempre será daquela forma!

  • A questão está correta, uma outra ajuda a responder, vejam:

     

     

     

    Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - ArquivistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Legislação; 

    Em órgãos públicos, apenas servidores treinados devem realizar a classificação de documentos. As operações de classificação incluem o estudo, isto é, a leitura de cada documento a fim de identificar o assunto principal sob o qual deve ser classificado, e os assuntos secundários; e a codificação, que consiste em anotar o código correspondente ao assunto principal na primeira folha do documento.

    GABARITO: CERTA.

     

  • O processo de classificação não envolve o recebimento! 
    Ou envolve?

  • A questão seguiu o que preconiza a CONARQ, vejam o que a mesma diz:

     

     

    ROTINAS CORRESPONDENTES ÀS OPERAÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO

     

    1. Receber o documento para classificação;

    2. Ler o documento, identificando o assunto principal e o(s) secundário(s) de acordo com seu conteúdo;

    3. Localizar o(s) assunto(s) no Código de classificação de documentos de arquivo, utilizando o índice, quando necessário;

    4. Anotar o código na primeira folha do documento;

    5. Preencher a(s) folha(s) de referência para os assuntos secundários.

     

     

    Fonte:http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf

  •  2.1.1 – CLASSIFICAÇÃO A classificação deve ser realizada por servidores treinados, de acordo com as seguintes operações.

    a) ESTUDO: consiste na leitura de cada documento, a fim de verificar sob que assunto deverá ser classificado e quais as referências cruzadas que lhe corresponderão. A referência cruzada é um mecanismo adotado quando o conteúdo do documento se refere a dois ou mais assuntos. b) CODIFICAÇÃO: consiste na atribuição do código correspondente ao assunto de que trata o documento. ROTINAS CORRESPONDENTES ÀS OPERAÇÕES DE CLASSIFICAÇÃO 1. Receber o documento para classificação; 2. Ler o documento, identificando o assunto principal e o(s) secundário(s) de acordo com seu conteúdo;

    3. Localizar o(s) assunto(s) no Código de classificação de documentos de arquivo, utilizando o índice, quando necessário;

    4. Anotar o código na primeira folha do documento;

    5. Preencher a(s) folha(s) de referência (ver item 2.2), para os assuntos secundários.

    OBS: Quando o documento possuir anexo(s), este(s) deverá(ão) receber a anotação do(s) código(s) correspondente(s).

  • Acrescentando mais uma informação...

    Deve-se lembrar que, de acordo com a Lei 6.546/78, é atribuição do Técnico de Arquivo a classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos.