-
A evasão de divisas é um crime financeiro por meio do qual se envia dinheiro para o exterior de um país sem declará-lo nem pagar os devidos impostos.
-
O camarada que elaborou as questões desse concurso na área de conhecimentos bancário deve ter tomado uma dura tão grande da reitoria que resolveu descontar nos concurseiros. A chiadeira foi nacional. Espero que tenham trocado esse examinador. Perfeito idiota.
-
Certo
É o câmbio que circula fora dos meios oficiais. Como o próprio nome diz, ele normalmente é utilizado por quem quer realizar transações ilícitas ou fora da supervisão do Banco Central. Os exemplos são vários: lavagem de dinheiro, sonegação, tráfico etc.
-
Não entendi o porquê da questão ter tipificado o ato como crime de evasão de divisas, já que a operação se deu em uma exportação, que é a saída da mercadoria e entrada de dólares. A questão não especifica se o exportador era brasileiro, porém a confusão permaneceu para mim no momento em que a questão diz: "...o subfaturamento de exportação caracteriza evasão de divisas...". Ainda que parte desses dólares foram negociados no mercado negro, não saíram do país em comento, ou seja, não houve a evasão de divisas de fato.
-
evasão de divisas é dinheiro remetido ao exterior sem controle.
-
A evasão de divisas é um crime financeiro por meio do qual se envia dinheiro para o exterior de um país sem declará-lo nem pagar os devidos impostos. Uma
outra definição seria: A Evasão de Divisas também pode ser chamada de
Evasão Cambial. Em linguagem simples, podemos dizer que a Evasão Cambial
ou de Divisas significa a perda de dinheiro (reservas monetárias) pelo
Brasil ou por qualquer outro país.
-
Evasão: é a remessa de dinheiro ao exterior de um país, em nome de PF ou PJ, sem declará-lo nem pagar os devidos impostos. Mas a questão diz entrada ilegal de dinheiro e não saída. A própria palavra evasão significa fuga, escape, sumiço. Ficou confuso!