SóProvas


ID
91099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Derivativos são instrumentos financeiros cujos preços derivam dos
preços de ativos subjacentes (de referência), e podem ser utilizados
com a finalidade de hedge (proteção) contra oscilações indesejáveis
dos preços ou com fins especulativos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Uma empresa brasileira que tem empréstimo bancário em dólar, para se proteger contra variações da moeda, pode fazer uma operação de swap com a própria instituição financeira, mudando a dívida de dólar para real, indexada ao certificado de depósito interbancário (CDI) mais juros.

Alternativas
Comentários
  • Certo a resposta.
    Pessoal é só lembrar que swap = Troca, não tem como errar.
  • Certo, trata-se do Swap cambial
  • A questão esta certa, mas vamos fazer uma analise para aqueles tem uma dificuldade em visualizar os benefícios de ambas as partes neste processo.

    Se swap é uma troca de índices ou fluxos de caixa, tem-se duas partes.

    A questão fala de uma empresa que, para não ficar a mercê da variação do dólar troca a referência de sua divida para uma taxa fixa (CDI) a qual trará uma tranquilidade, visto que, será possível saber quanto vai pagar no futuro.

    Do outro lado há uma pessoa que tem uma aplicação financeira em CDI e que contraiu uma divida em dólares para pagamento futuro. A pessoa faz um swap trocando o CDI em dólar como forma de proteção contra a alta do dólar. Se a divida aumentar em decorrência do dólar não terá problema pois sua aplicação também irá render mais pois está atrelada ao dólar.

  • Gente, 

    só eu estou achando essa prova do BRB dificil demais??????? 
    Deus ajude que a da CEF seja mais tranquila, porque oh... CESPE pegou pesado!!!!!!1

  • Negocia-se a troca (em inglês, swap) do índice de rentabilidade entre dois ativos. Por exemplo: a empresa exportadora A tem uma dívida cujo valor é corrigido pela inflação e prevê que terá dólares em caixa. Portanto, ela pode preferir que sua dívida seja atualizada pela cotação do dólar. Já a empresa B, que só vende no mercado interno, tem um contrato reajustado em dólar, e pode preferir usar outro indexador, tal como a taxa de juros. Então, A e B, interessadas em trocar seus respectivos riscos, poderiam firmar um contrato de swap (diretamente ou mediante a intermediação de uma instituição financeira)

  • CERTO

    Swap consiste em um acordo entre duas partes para troca de risco de uma posição ativa (credoraou passiva (devedora), em data futuraconforme critérios preestabelecidos. As trocas (swaps) mais comuns são as de taxas de juro, moedas e commodities.

     A TERMO =   SEM ajustes diários.

     FUTURO = COM ajustes diários.