SóProvas


ID
91108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Derivativos são instrumentos financeiros cujos preços derivam dos
preços de ativos subjacentes (de referência), e podem ser utilizados
com a finalidade de hedge (proteção) contra oscilações indesejáveis
dos preços ou com fins especulativos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Um investidor que vende uma call option (opção de compra) está fazendo uma operação para obter ganhos financeiros pelo recebimento do prêmio, e o risco dessa operação é equivalente ao valor do prêmio recebido pela venda da opção.

Alternativas
Comentários
  • Titular: Pode perder a totalidade do capital investido em um período de tempo relativamente curto (prejuízo máximo: valor do prêmio).Lançador: Seu risco é quase equivalente ao risco do lançador descoberto de opção de compra; a diferença é que esse lançador compromete-se a comprar as ações do titular (ao preço de exercício), e seu maior prejuízo ocorre na hipótese do preço da ação-objeto ser zero no momento em que ele for designado para atender ao exercício (potencial de risco praticamente ilimitado). Exemplo de operações com OpçõesAgora, confira abaixo as simulações que desenvolvemos especialmente para que você veja, na prática, o que pode acontecer com as operações no Mercado de Opções.Compra de Opções de Compra - assumindo uma posição Titular de Opções de Compra Venda de Opções de Compra Descobertas - assumindo uma posição Lançadora de Opções de Compra Descobertas Compra de Opções de Venda - assumindo uma posição Titular de Opções de Venda Venda de Opções de Venda - assumindo uma posição Lançadora de Opções de Venda
  • Quem vende opções (de compra ou de venda) isoladamente pode ter, em teoria, perdas ilimitadas: o prémio recebido pode não cobrir as perdas resultantes de evoluções negativas da cotação.
    http://www.deco.proteste.pt/poupanca/detalhe-didatico-p208598/nodeid/1671451.htm
  • O lançador vende uma opção de venda, recebendo do titular um prêmio. Contudo, seu risco se no momento em que o titular exerce a opção de venda, obrigando, assim, o lançador a comprar o ativo em questão. Portanto o risco pode ser maior que o valor do prêmio.
  • MERCADO DE OPÇÕES - PRÊMIO

     

     

     

    Nas opções, o comprador do contrato (que paga o prémio) não assume nenhuma obrigação, adquirindo apenas o direito a comprar ou vender o ativo subjacente.

    A obrigação é exclusiva do vendedor do contrato (que recebe o prémio) que fica sujeito à opção tomada pela outra parte (de comprar ou vender).

    O risco dessa operação é decorrente das forças do mercado, ou seja, não há garantia de que o prêmio recebido seja equivalente aos riscos resultante do recebimento dessa opção.

  • O comprador adquiride o contrato e futuramente irá efetuar o pagamento, logo não assumirá nenhuma obrigação. Sua única responsabilidade é a compra e venda de ativos. O vendendor assumirá a obrigação, sendo este o que vai receber o prêmio e esta sujeito à opção que o comprador adquirir (comprar ou vender). Os riscos das operações é de mercado, sem garantia de o premio ser proporcional aos riscos resultantes.