SóProvas


ID
911665
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de projetos na Administração pública contemporânea, especialmente a partir dos anos 1990, apresenta como característica distintiva

Alternativas
Comentários
  • Item correto: letra B

    O conjunto dos interessados (stakeholders) de um projeto engloba todas as pessoas que de 
    alguma forma 
    podem influir no sucesso do projeto. Assim considera-se interessado desde o 
    patrocinador, os fornecedores, os membros da equipe de projeto, os membros da diretoria da 
    empresa e o público externo (usuários e vizinhos) que seja afetado pelo projeto. Cada

    projeto tem seu grupo de stakeholders próprio. A questão crítica é identificar todos os que 
    podem influir.


    O primeiro passo é determinar quem pode afetar o projeto. A lista deve ser exaustiva.
    O segundo passo é identificar os pontos de contato de cada interessado com o projeto.
    O terceiro passo é identificar como cada interessado pode ajudar e atrapalhar o andamento do projeto,são as influências positivas e negativas.
    O quarto passo é quantificar os graus de poder/influência e interesse de cada interessado.

  • Alguém consegue identificar a fonte que a FCC usou para elaborar essa questão ? Eu gostaria muito de saber se eles seguem algum livro ou algum autor.
  • RESPOSTA – Alternativa B.

     

    Em administração pública, o termo stakeholders compreende os demais interessados, que de algum modo são afetados pelo desempenho da adminis­tração pública.

    ...

    Em gestão de projeto, stakeholders compreende tanto os interessados na realização do projeto (nos resultados do projeto) como os interessados na sua não realização.

    ...

    Na perseguição de um bom gerenciamento, os gerentes devem estar aptos a conduzir os projetos de forma profissional, demonstrando habilidades como liderança, negociação e comunicação, demonstrando capa­cidade e acrescentando seu empenho pessoal e seu norral, de forma que a comunicação seja suficientemente clara e a equipe envolvida mantenha-se motivada para o cumprimento de cada atividade prevista, no tempo, custo e escopo definidos, e, ainda, a alta administração, os clientes e os stakeholders estejam satisfeitos com sua evolução e conclusão” (Paludo, 2012).

     

    Portanto, na atual gestão de projetos, os stakeholders têm especial atenção e espaço para envolvimento: eles influenciam diretamente nas principais decisões a serem tomadas, visto que os resultados dos projetos devem, também, atender suas expectativas.

    Fonte: Prof.º Augustinho Paludo
    http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/93-provaanalistatrt-pr2013-admpub-e-orcamentoafolrf.html

  • Que matéria aberta da gota! Essa questão só saiu por eliminação, pois, a princípio, achei todas as alternativas corretas.

    Vou mostrar minha visão acerca dos erros:

    A) Acho que a necessidade de prestação de contas não se resume a uma prestação formal e também não somente aos órgãos superiores.

    C) Alcançar resultados além das metas poderia ser algo do tipo "melhoria contínua", porém nunca li nada relacionando o alcance de resultados além das metas com gestão de projetos. E mesmo no caso de melhoria contínua, não é a partir dos anos 1990.

    D) Acredito que com o passar do tempo vem sendo adotada uma forma global de avaliação que não se resume a uma metodologia quantitativa apenas.

    E) Pensei em marcar essa, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, pois os cidadãos podem ter uma forte participação na definição de metas, mas não vi essa forte influência nos resultados.

  • Alguém poderia me explicar porque a letra E está errada???

    Desde já, agradeço.

  • A questão deixa claro, desde 1990.

    a) Constituições passadas já deixam clara a necessidade de prestação de contas a órgãos superiores.

    c) As mestas existem para serem alcançadas, se superadas ótimo, mas isto não é obrigatório.

    d) Resultados sempre foram avaliados de forma quantitativa. Qualitativamente é outra forma de avaliação, mas é subjetiva.

    e) Existe sim a participação popular nas sessões legislativas, até na elaboração de orçamento, o povo opina, agora definir metas e resultados...não vejo como.

    b) Na realização dos projetos, como a forte busca pela transparência, há sim o envolvimento de todos os interessados na realização de projetos.

  • GABARITO: B

    De fato, a letra B está correta. Os stakeholders são todos os impactados direta ou indiretamente pelo projeto. A partir da Constituição Federal de 1988, vários grupos de interesse, associações, sindicatos, entre outros atores têm atuado contra ou a favor de projetos propostos pelo setor público.

  • João, embora haja previsão legal de diversos canais de participação, ela ainda é muito fraca. Exemplo disso é o orçamento participativo, experiência que só funciona de fato em Porto Alegre e BH, salvo engano

  • O erro contido na alternativa "E" reside na perspectiva que a população/cliente/sociedade define os OBJETIVOS e não as metas e os resultados.


    Melhor dizendo seria: A população tem forte participação nos objetivos, que são os resultados finais. Todavia, a definição das Metas e dos Resultados, indispensavelmente, acontece dentro do Planejamento Estratégico, cabendo isto ato Gestor e não à população, pois aquele quem detém o conhecimento para elaborar os projetos.

  • Prof. Rodrigo Rennó: 

     

    A) Incorreta, pois a gestão de projetos no setor público, antes dos anos 90, não deixava de ter a necessidade de prestar contas formais aos órgãos superiores.

     

    B) Correta. Os stakeholders são todos os impactados diretamente ou indiretamente pelo projeto. A partir da Constituição Federal de 1988, vários grupos de interesse, associações, sindicatos, dentre outros atores têm atuado contra ou a favor de projetos propostos pelo setor público.

     

    C) Incorreta, pois não existe esta tendência de alcance de resultados acima das metas propostas, infelizmente.

     

    D) Incorreta, pois as metodologias qualitativas (como as pesquisas de opinião e satisfação) é que têm sido ampliadas na avaliação de resultados.

     

    E) Incorreta, pois ainda não vemos uma forte participação popular na definição das metas e dos resultados, apesar dos esforços nesta área.