-
A ligação com a Alta Administração da empresa é que dá a
necessária autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna, pois não é
dependente de qualquer setor da entidade.
Essa autonomia é exigida, inclusive, pela NBC PI 01, norma profissional do
auditor interno, emitida pelo CFC, que em seu item 3.2.1 estabelece que
“O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar
sua autonomia profissional”.
-
A) o papel da Auditoria Interna é mais amplo do que o de um órgão fiscalizador. A auditoria interna também atua de forma educativa e gerencial, por exemplo.
B) Isso é tarefa da auditoria independente.
D e E) PUNIR é função da Administração.
-
Vejam a contradição da banca, quanto a resposta desta, em relação a essa outra questão: Q839692.
-
Pedro Lopes também pensei nesta questão e achei que autonomia e independência não seria a resposta. Mas, diante das alternativas apresentadas, esta é a única que se encaixa nas características de Auditoria Interna.
-
A principal finalidade dessa vinculação aos mais altos níveis hierárquicos da empresa se dá pela necessidade de autonomia e independência.
Gabarito: C
-
RESOLUÇÃO: Lembrem que a Auditoria Interna faz parte da estrutura da entidade. Dessa forma, a principal finalidade de vinculação aos mais altos níveis hierárquicos da empresa é garantir autonomia e independência ao seu trabalho, de forma a não estar subordinada a nenhum outro setor. Em relação ao item A, nenhum tipo de auditoria atua como órgão fiscalizador. O item B refere-se à auditoria independente. O item D está incorreta pois não é objetivo da auditoria interna punir responsáveis, e sim emitir recomendações. Quanto ao item E, a responsabilidade de apurar fraudes é da administração.
-
Como a auditoria interna está dentro da estrutura da organização, ela não tem um grau de independência tão alto quanto a auditoria externa.
Mesmo assim, uma das formas de garantir a independência à auditoria interna, é vinculá-la às instâncias mais altas da organização, a exemplo do Conselho de Administração. Fazendo assim, a auditoria interna estará em posição hierarquicamente superior às áreas que ela fiscaliza.
Vale lembrar que além da vinculação ao Conselho, outra forma de garantir a independência da auditoria interna é proporcionar ao chefe da auditoria interna (comumente chamado de Auditor Interno Geral) o acesso direto ao Conselho de Administração, que representa o principal na empresa.
Por fim, a auditoria interna presta serviços de avaliação e também de consultoria (portanto, além de fiscalizar, ela também aconselha/orienta). Assim, errada letra A.
Quem emite opinião sobre demonstrações contábeis é o auditor independente. A auditoria interna tem viés gerencial e de agregação de valor, não viés punitivo (errada D). E a auditoria não tem por objetivo apurar fraudes (errada E).
Resposta: C
-
Auditoria interna com independência não combina , autonomia Ok . Gabarito mais correto e B , pra mim .