-
1. Os testes de acordo com as NAG’s são assim divididos:
a. Teste de controle(ou observação) – que verifica e controla a aplicação das normas e certifica a confiabilidade e adequação dos procedimentos do sistema de controle interno.
b. Teste substantivo – destinado a obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público, logo, entre as alternativas, a que é mais lógica é alternativa A
-
Veja os conceitos segundo a NBCTI 01:
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
-
Anderson,
O raciocínio faz sentido se você considerar apenas as definições de cada um dos procedimentos. A definição de "Investigação e Confirmação", em Auditoria Interna, condiz com o enunciado.
Porém, não se esqueça que da definição elementar de TESTE DE OBSERVÂNCIA. Qual a finalidade deste tipo de teste? É "obtenção de razoável segurança de que os CONTROLES INTERNOS estão em efetivo funcionamento". Os 3 tipos de procedimentos servem, tem o OBJETIVO final, de avaliar tais Controles Internos, mesmo que nesses procedimentos se esteja verificando saldos, confirmando valores, observando processos da empresa, etc.
Veja que na questão o Auditor deseja comprovar a EXATIDÃO DOS REGISTROS CONTÁBEIS. Esse é o objetivo dele. Não está interessado, especificamente, neste momento, em avaliar o controle interno.
-
Teste Substantivo é dividido em : Teste de Detalhes e Procedimento Analítico.
- Teste de Detalhes: obter evidências se os fatos contábeis foram registrados corretamente.
-
nao entendi pq a letra d está errada..alguem pode ajudar? o teste seria investigação e confimaçao. pq estando somente confirmaçao nao estaria correta a questao?
-
O enunciado da questão fala sobre TESTE, e dentre as alternativas que se enquadram como teste temos:A) Substantivo - Que está mais atrelada a parte contábil, E) De observância - Foca nos Controles Internos; Nisso, a TÉCNICA descrita no enunciado é a Confirmação que faz parte dos TESTES SUBSTANTIVOS. Portanto, alternativa correta: letra A.
-
Comentário do Prof. Rodrigo Fontenelle do Estratégia Concursos em sua apostila:
"Típico caso em que o auditor, utilizando-se da técnica de confirmação externa (circularização), deseja confirmar um saldo existente na conta Bancos.
Quando o auditor tem esse objetivo na aplicação dos testes de auditoria ele está realizando um TESTE SUBSTANTIVO, também conhecido como Procedimentos Substantivos."
Gab: A
-
Marquei a A por julgar ser a mais certa, mas não tem nada de errado com a D, visto que o procedimento usado é de fato uma circularização ou investigação e confirmação;
-
Testes são dois: substantivos e de controle ou observação..
Confirmação é técnica e não teste.
-
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
-
O auditor utilizando-se da técnica de confirmação externa (circularização), deseja confirmar um saldo existente na conta Bancos. Quando o auditor tem esse objetivo na aplicação do teste de auditoria, está realizando um Teste Substantivo, também conhecido como Procedimentos Substantivos.
Gabarito: A