SóProvas


ID
911875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao
controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas
categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

Alternativas
Comentários
  • Eficácia não se relaciona com custos e sim se os objetivos foram alcançados ou não.
    Exemplo tosco: Sou dono de uma padaria e quero dobrar a quantidade produzida de pães: faço 1000 por dia, quero 2000 pães feitos.
    Contrato o triplo de  pessoal, compro quatro vezes mais a quantidade  de fornos que já tenho, compro dez vezes mais farinha (invisto em recursos humanos, infraestrutura e insumos). Vou conseguir produzir mais pães, então fui eficaz. Mas isso não garante que eu tenha produzido de forma eficiente e com menor custo, inclusive posso levar prejuízo: talvez eu não venda o tanto de pães , pois a quantidade produzida superou a demanda . Não utilizo o forno, então fiz um investimento mal feito, pessoas ficam sem fazer nada porque já tem muita gente trabalhando, então também gastei dinheiro sem ter retorno.
  • "Eficácia e eficiência" não é uma categoria. Elas são apenas recursos usados dentro da categoria Operacionais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Na Estrutura de Controles Internos - COSO 1, os objetivos são definidos em 3 categorias:

    Operacional (eficácia e eficiência das operações);

    Comunicação ( confiabilidade das informações e relatórios); e 

    Conformidade ( cumprimento de leis e regulamentações aplicáveis).

    Já, de acordo com a Estrutura Integrada de Gerenciamento de Riscos - COSO 2, os objetivos podem ser agrupados em 4 categorias:

    Estratégicos: referem-se às metas no nível mais elevado. Alinham-se e fornecem apoio à missão.

    Operacionais: têm como meta a utilização eficaz e eficiente dos recursos.

    De Comunicação: relacionam-se com a confiabilidade dos relatórios. Incluem relatórios internos e externos e podem, ainda, conter informações financeiras e não financeiras.

    De Conformidade: relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações.

    Essa classificação possibilita um enfoque nos aspectos específicos do gerenciamento de riscos corporativos. Apesar de essas categorias serem distintas, elas se inter-relacionam, uma vez que um dado objetivo poderá estar presente em mais de uma categoria, elas tratam de necessidades empresariais diferentes, cuja responsabilidade direta poderá ser atribuída a diversos executivos.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • Difícil essa banca...

    Objetivos Operacionais – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.
    Redução de custo não pode ser "meta de desempenho financeiro"?
  • Pessoal,

    Pra mim o que a banca desejou foi saber se você sabe diferenciar EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, EFETIVIDADE e (a 'categoria' correta que se encaixaria na questão) ECONOMICIDADE.

  • Concordo com o Auditor Persistência justamente pela fundamentação que ele deu que foi retirada do próprio COSO. O que não significa que o objetivo da categoria eficácia e eficiência das operações seja unicamente organizar os processos internos para a obtenção do menor custo. Imagino que a banca queira aprovar candidatos que tenham capacidade de interpretação e não somente os que fazem decoreba. Portanto, creio que essa parte da questão está correta.

    Eu concordaria na questão estar incorreta se for pelo fato de ter afirmado que "eficácia e eficiência das operações" é uma categoria e não um objetivo. Aí sim, pode estar o erro.

     

  • eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).

    https://rcnonline.com.br/artigos/artigo-efic%C3%A1cia-efici%C3%AAncia-e-efetividade-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico-por-ulisses-gabriel-1.1841936#:~:text=A%20efici%C3%AAncia%20%C3%A9%20uma%20rela%C3%A7%C3%A3o,70).