-
Isso é monitoramento do processo controlado, não da atividade de controle interno.
-
Talvez o erro esteja em dizer que se trata do componente monitoramento, quando na realidade se refere ao componente informação e comunicação. Um registro incorreto da informação sobre o uso do equipamento poderia levar a erros com relação à avaliação da necessidade ou não de parar o equipamento.
-
Na minha opinião é atividade de controle (mitigando riscos) e não monitoramento.
-
A questão erra ao afirmar que o caso descrito se trata do componente Monitoramento. Trata-se de uma Atividade de Controle.
Isso fica claro ao compararmos o caso com a explicação de Atividades de Controle contida no documento 'Critérios Gerais de Controle Interno na Administração Pública', divulgado pelo TCU em 2009:
"As atividades de controle devem estar distribuídas por toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções. Elas incluem uma gama de controles preventivos e detectivos, como procedimentos de autorização e aprovação, segregação de funções (autorização, execução, registro e controle), controles de acesso a recursos e registros, verificações, conciliações, revisões de desempenho, avaliação de operações, de processos e de atividades, supervisão direta etc"
Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2056688.PDF
-
Errada, trata-se de atividades de controle, vejamos:
Segundo o COSO:
Componentes do gerenciamento de riscos corporativos: Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta a Riscos, Atividades de Controle, Informação e Comunicação, e Monitoramento.
Descrição:
Atividades de Controle
As atividades de controle são as políticas e os procedimentos que contribuem para assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas. Essas atividades ocorrem em toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções, pois compreendem uma série de atividades – tão diversas, como aprovação, autorização, verificação, reconciliação e revisão do desempenho operacional, da segurança dos bens e da segregação de responsabilidades.
Monitoramento
O gerenciamento de riscos corporativos é monitorado (não as atividades operacionais em si), avaliando-se a presença e o funcionamento de seus componentes ao longo do tempo. Essa tarefa é realizada mediante atividades contínuas de monitoramento, avaliações independentes ou uma combinação de ambas. O monitoramento contínuo ocorre no decurso normal das atividades de administração. O alcance e a freqüência das avaliações independentes dependerá basicamente de uma avaliação dos riscos e da eficácia dos procedimentos contínuos de monitoramento. As deficiências no gerenciamento de riscos corporativos são relatadas aos superiores, sendo as questões mais graves relatadas ao Conselho de administração e à diretoria executiva.
Questão ERRADA.
-
GABARITO: ERRADO- Essa questão se refere a atividade de controle.
COMPONENTES DE CONTROLE INTERNO SÃO:
(a) AMBIENTE DE CONTROLE INTERNO - O ambiente de controle é a base de todo o sistema de controle interno. Ele fornece o conjunto de regras e a estrutura, além de criar um clima que influi na qualidade do controle interno em seu conjunto.
(b) FIXAÇÃO DE OBJETIVOS - Estabelecer os objetivos (anterior a identificação de eventos).
(c) IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS - eventos internos e externos. Riscos ou oportunidades.
(d) AVALIAÇÃO DE RISCOS - Avalia-se probabilidade e impacto dos riscos.
(e) RESPOSTA A RISCO - evitar, aceitar, reduzir ou compartilhar.
(f) ATIVIDADE DE CONTROLE - Políticas e procedimentos para assegurar respostas aos riscos.
(g) INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Informações relevantes são colhidas, identificadas e comunicadas.
(h) MONITORAMENTO - É representado por atividades e exames realizados pelas auditorias internas e externas. Caso sejam encontradas deficiências ao longo do monitoramento, estas devem ser comunicadas aos responsáveis ou aos níveis mais elevados da administração, dependendo da sua gravidade. (Atividades gerenciais continuas).