SóProvas


ID
911905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria

As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e
internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade,
ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens
consecutivos.

Considere que determinado equipamento utilizado em um ambiente de produção de grandes volumes se deteriore caso seja operado por período de tempo superior ao especificado. Considere, ainda, que, para maximizar a vida útil desse equipamento, o gestor da máquina analise diariamente o tempo de operação registrado e o compare aos intervalos de tempo definidos pelo gerente sênior. Considere, por fim, que a informação dada no momento oportuno suporte as atividades de controle que permitem procedimentos de redução de produção e de parada da máquina, caso o período de tempo seja ultrapassado. Em face dessa situação, é correto afirmar que esse processo relaciona-se à componente monitoramento das atividades de controle interno.

Alternativas
Comentários
  • Isso é monitoramento do processo controlado, não da atividade de controle interno. 
  • Talvez o erro esteja em dizer que se trata do componente monitoramento, quando na realidade se refere ao componente informação e comunicação. Um registro incorreto da informação sobre o uso do equipamento poderia levar a erros com relação à avaliação da necessidade ou não de parar o equipamento.

  • Na minha opinião é atividade de controle (mitigando riscos) e não monitoramento.

  • A questão erra ao afirmar que o caso descrito se trata do componente Monitoramento. Trata-se de uma Atividade de Controle.
    Isso fica claro ao compararmos o caso com a explicação de Atividades de Controle contida no documento 'Critérios Gerais de Controle Interno na Administração Pública', divulgado pelo TCU em 2009:

    "As atividades de controle devem estar distribuídas por toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções. Elas incluem uma gama de controles preventivos e detectivos, como procedimentos de autorização e aprovação, segregação de funções (autorização, execução, registro e controle), controles de acesso a recursos e registros, verificações, conciliações, revisões de desempenho, avaliação de operações, de processos e de atividades, supervisão direta etc"



    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2056688.PDF
  • Errada, trata-se de atividades de controle, vejamos:

     

    Segundo o COSO:

    Componentes do gerenciamento de riscos corporativos: Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta a Riscos, Atividades de Controle, Informação e Comunicação, e Monitoramento.

     

    Descrição:

     

    Atividades de Controle

    As atividades de controle são as políticas e os procedimentos que contribuem para assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas. Essas atividades ocorrem em toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções, pois compreendem uma série de atividades – tão diversas, como aprovação, autorização, verificação, reconciliação e revisão do desempenho operacional, da segurança dos bens e da segregação de responsabilidades.

     

    Monitoramento

    O gerenciamento de riscos corporativos é monitorado (não as atividades operacionais em si), avaliando-se a presença e o funcionamento de seus componentes ao longo do tempo. Essa tarefa é realizada mediante atividades contínuas de monitoramento, avaliações independentes ou uma combinação de ambas. O monitoramento contínuo ocorre no decurso normal das atividades de administração. O alcance e a freqüência das avaliações independentes dependerá basicamente de uma avaliação dos riscos e da eficácia dos procedimentos contínuos de monitoramento. As deficiências no gerenciamento de riscos corporativos são relatadas aos superiores, sendo as questões mais graves relatadas ao Conselho de administração e à diretoria executiva.

     

    Questão ERRADA.

     

     

  • GABARITO: ERRADO- Essa questão se refere a atividade de controle.

    COMPONENTES DE CONTROLE INTERNO SÃO:

    (a)   AMBIENTE DE CONTROLE INTERNO - O ambiente de controle é a base de todo o sistema de controle interno. Ele fornece o conjunto de regras e a estrutura, além de criar um clima que influi na qualidade do controle interno em seu conjunto.

    (b)   FIXAÇÃO DE OBJETIVOS - Estabelecer os objetivos (anterior a identificação de eventos).

    (c)   IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS - eventos internos e externos. Riscos ou oportunidades.

    (d)   AVALIAÇÃO DE RISCOS - Avalia-se probabilidade e impacto dos riscos.

    (e)   RESPOSTA A RISCO - evitar, aceitar, reduzir ou compartilhar.

    (f)     ATIVIDADE DE CONTROLE - Políticas e procedimentos para assegurar respostas aos riscos.

    (g)   INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Informações relevantes são colhidas, identificadas e comunicadas.

    (h)   MONITORAMENTO - É representado por atividades e exames realizados pelas auditorias internas e externas. Caso sejam encontradas deficiências ao longo do monitoramento, estas devem ser comunicadas aos responsáveis ou aos níveis mais elevados da administração, dependendo da sua gravidade. (Atividades gerenciais continuas).