-
A questão está certa, vejamos o porquê:
"De acordo com a nova gestão pública, o governo deve adotar, além de técnicas de gestão de negócios, valores relativos aos negócios, dos quais derivam práticas que foram propostas desde a gestão científica até a gestão da qualidade total"
Existem duas expressões que merecem explicação: quando a questão fala em adotar técnicas de gestão de negócios, ela está dizendo introduzir a cultura e técnicas modernas oriundas da administração privada. A outra expressão, desde a gestão científica até a gestão da qualidade total, significa que a nova gestão pública não vai mudar radicalmente o modelo, mas irá introduzir as mudanças adaptadas aos métodos utilizados até o momento, sem erradicá-los da gestão.
Espero ter ajudado.
Vamos para a próxima!
-
Questão capciosa! Muitos candidatos fizeram recursos nesta questão, pois a argumentação de que os “valores relativos aos negócios” devem ser adotados no setor público é questionável. Entretanto, a banca considerou esta frase como correta. Certamente, muitas ferramentas desenvolvidas no setor privado foram e são utilizadas no setor público, mesmo que adaptadas aos seus diferentes objetivos e princípios. No que toca a citação das teorias administrativas, a frase está mesmo correta, pois diversos dos princípios desenvolvidos nestas teorias foram e são aplicados no setor público (divisão do trabalho, busca pela produtividade, melhoria da qualidade etc.).
Rodrigo Rennó
-
De acordo com a nova gestão pública, o governo deve adotar, além de técnicas de gestão de negócios, valores relativos aos negócios, dos quais derivam práticas que foram propostas desde a gestão científica até a gestão da qualidade total. CORRETA e Linda!
Desde a gestão científica, leia-se "Administração Científica" , de Taylor.
________________
A Administração Pública gerencial inspira- se
na administração de empresas privadas.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
-
Eu entendi perfeitamente a explicação dos colegas, em especial a do Andrew Boesel; porém, devo confessar que a expressão que me fez marcar "errado" nessa questão foi: "valores relativos aos negócios".
Quanto a utilizar técnicas inspiradas na iniciativa privada, coletando o que há de melhor desde a gestão científica até a qualidade total, tudo ótimo, pois isso traduz uma preocupação do estado com o resultado, o bem atender ao cidadão-cliente, e etc.
Mas, retomando a expressão "valores relativos a negócios", podemos deduzir que um valor relativo a negócios é a obtenção de lucro, remeter esta ideia a um capitalismo desenfreado, o que obviamente não tem nada a ver com a missão do Estado.
Essa é a minha critica em relação a questão....
-
Questão correta:
dos quais derivam práticas que foram propostas desde a gestão científica até a gestão da qualidade total. CORRETO AS BOAS PRÁTICAS DA ÉPOCA.
-
Refazendo a questão vejo brexa pra recurso:
"De acordo com a nova gestão pública, o governo deve adotar" estaria certa se deve fosse substituída por pode.
Deve acaba virando uma obrigação.
-
Questão capciosa! Muitos candidatos fizeram recursos nesta questão, pois a argumentação de que os “valores relativos aos negócios” devem ser adotados no setor público é questionável. Entretanto, a banca considerou esta frase como correta.
Certamente, muitas ferramentas desenvolvidas no setor privado foram e são utilizadas no setor público, mesmo que adaptadas aos seus diferentes objetivos e princípios.
No que toca a citação das teorias administrativas, a frase está mesmo correta, pois diversos dos princípios desenvolvidos nestas teorias foram e são aplicados no setor público (divisão do trabalho, busca pela produtividade, melhoria da qualidade etc.). O gabarito da banca foi mesmo questão certa.
Fonte: Professor Rodrigo Rennó
-
A questão faz referência a ideia da administração científica adotada por Taylor .
-
A minha visão é que o Gerencialismo, em sua primeira fase, foi de atuação bem forte e um tanto quanto extremista, mas se percebeu que o Estado não estava sendo eficaz e o povo estava descontente. Diante disso, a perspectiva mudou para o cidadão-cliente. E desse prisma, se passou para a dimensão em que o cidadão-cliente era também um cidadão, garantindo-lhe direitos e cobrando-lhe obrigações.
Para se chegar a esse modelo, o Gerencialismo foi aproveitando tudo aquilo que acreditava que deu certo, ou seja, o Gerencialismo compilou o melhor tanto das Administração Privada como também da Pública. Ela não pretendeu romper com os modelos anteriores, como propôs a Burocracia. Ela simplismente coexistiu com aquilo que funcionava.
Dessa forma, confere-se à assertiva correção.
Essa é a minha visão.
-
Correta! Devemos lembrar que nenhum modelo já implementado foi radical, isto é, sempre há presença dos modelos anteriores. Sim, ainda temos patrimonialismo e burocracia presentes até hoje.
-
E o Taylorismo funcionou em quê? Escola científica? Entendi não. ..
-
GABARITO: CORRETO
A nova gestão pública busca utilizar os conhecimentos da administração para melhorar a gestão da administração pública.
Nova gestão pública adota: técnicas de gestão de negócios,valores relativos aos negócios. Isto,desde a gestão científica até a gestão da qualidade total.
Abraços.
-
Valores relativos aos negócios = eficiência
Não quer dizer que a administração pública é considerada um negócio, mas apenas enfatiza que, PARA ESTA CORRENTE DE PENSAMENTO, devem ser adotados técnicas e valores dos negócios privados.
Lembrem-se: cada autor pode falar o que quiser, pois a ADM é uma ciência aberta. Isso não significa, porém, que será adotado.
CERTA