SóProvas


ID
912394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de recursos humanos considera as pessoas administradores,
independentemente do cargo e do nível organizacional que ocupam,
pois, de acordo com os postulados dessa área de conhecimento, as
organizações dependem de pessoas para sua operação, direção e
controle. Essa proposição rompe com a tradição de pensar nas
pessoas como meros recursos organizacionais. A partir dessas
informações, e considerando os conceitos e práticas relacionados a
recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Um dos processos de seleção de pessoal é a seleção sequencial de dois estágios de decisão. Nesse processo, o primeiro estágio é insuficiente para uma decisão definitiva, havendo a aplicação de uma segunda técnica seletiva que subsidiará a decisão final.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Pode ser entrevista e prova, prova e conversação...
  • De acordo com Chiavenato (2004) a seleção pessoal é um processo com várias etapas ou fases seqüenciais pelas quais passam os candidatos. Nas primeiras etapas estão as técnicas mais simples e econômicas, ficando as mais caras e sofisticadas para o final. O processo de seleção abaixo. Como, normalmente, é aplicada mais de uma técnica de seleção, existem várias alternativas do processo de seleção que variam de acordo com o perfil e a complexidade do cargo a ser preenchido:  a) Seleção de estágio único de decisão: é a abordagem na qual as decisões se baseiam no resultado de uma única técnica de seleção, podendo ser uma entrevista ou prova de conhecimentos. É o tipo mais simples e imperfeito de seleção.  b) Seleção seqüencial de dois estágios de decisão: é o processo utilizado quando as informações colhidas no primeiro estágio são insuficientes para decidir definitivamente aceitar ou rejeitar um candidato. O objetivo é aumentar a eficiência do programa de seleção, através do plano seqüencial que permite ao tomador de decisão continuar testando o candidato através de outra técnica seletiva. Essa seleção exige uma decisão terminal após o segundo estágio. Ainda é um processo simples de seleção, sujeito a erros e distorções em seu processamento.  c) Seleção seqüencial de três estágios de decisão: é um processo de seleção com uma seqüência de três decisões tomadas com base em três técnicas de seleção. d) Seleção seqüencial de quatro ou mais estágios de decisão: utiliza um maior número de técnicas seletivas. Esta seleção é sempre superior em termos utilitários, à de estágio um. A sua principal vantagem é a economia e custo de obtenção das informações sobre o candidato, realizadas separadamente segundo a necessidade de cada caso. Recomendam-se métodos seqüenciais quando as despesas com testes são altas como, por  exemplo, nos testes que exigem aplicações e avaliações individualizadas.
  • "GABARITO DE BANCA: CORRETO. NÃO CABE RECURSO. A Seleção de pessoas faz parte do processo de provisão de pessoal, vindo logo depois do recrutamento. O Recrutamento e a Seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: Recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, incremento de entrada, portanto, uma atividade positiva e convidativa; Seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva. O objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica : os candidatos. E o objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.
    O conceito de seleção de pessoas constitui a escolha do homem certo para o lugar certo. Em termos, busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados nas próprias exigências das especificações e proporcionar maior objetividade e precisão ao cargo existente na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. Contudo, a variabilidade humana é enorme. As pessoas diferem entre si tanto na capacidade para aprender uma tarefa como na maneira de realizá-la após a aprendizagem. A estimação apriorística dessas duas variáveis - tempo de aprendizagem e nível de execução - é tarefa da seleção de pessoal.
    De modo geral, o processo seletivo deve fornecer não somente um diagnóstico, mas também principalmente um prognóstico a respeito dessas duas variáveis. Não apenas uma idéia atual, mas também uma projeção de como a aprendizagem e a execução se situarão no futuro.
    PROCESSO DE SELEÇÃO
    Entre as principais estão as seguintes:
    a) Seleção de estágio de decisão;
    b) Seleção seqüencial de dois estágios de decisão, onde a decisão de investigação é mais demorada, pois as informações colhidas no primeiro estágio não foram suficientes.;
    c) Seleção seqüencial de três estágios de decisão;
    d) Seleção seqüencial em quatro ou mais estágios de decisão."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • Seleção de estágio único de decisão baseia-se em uma única técnica de seleção para a tomada de decisão final sobre admissão. Ex: o candidato realiza uma entrevista; caso tenha sido aprovado, será admitido.

    Pode ser 2 estágios (1º é insuficiente para uma decisão definitiva), 3 estágios ou 4 estágios ou mais estágios de decisão.