Rentabilidade do Capital Próprio ou Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RSPL)
Esse índice mostra a rentabilidade da empresa em relação ao seu capital próprio, representado pelo patrimônio Líquido, ou seja, indica quanto de prêmio os acionistas ou proprietários da empresa estão obtendo, em relação aos seus investimentos no empreendimento.
RSPL = Lucro Líquido do Exercício/PL Médio,
Onde
PL Médio = (Saldo inicial do PL + Saldo final do PL)/2
A interpretação desse índice é a seguinte: quanto maior o retorno sobre o patrimônio Líquido, melhor o prêmio dos acionistas ou proprietários em relação ao capital investido na empresa
O Retorno do Capital Próprio ou Rentabilidade do PL indica a rentabilidade percentual do capital próprio. Indica, portanto, quanto de lucro a empresa gerou com o emprego do dinheiro dos acionistas (PL). Logo, assim como fazemos com nossos investimentos (ou deveríamos!), esse indicador, assim como os demais indicadores de retorno, deve ser comparado com o retorno mínimo exigido pelo acionista e com o custo de oportunidade (verificar outras formas de aplicação do dinheiro). Comparando-se essas três variáveis, podemos avaliar a atratividade do investimento. Nesse caso, se o retorno do PL for maior ou ao menos igual ao retorno mínimo exigido pelo acionista e ao custo de oportunidade, podemos afirmar que o valor investido pelos acionistas torna-se atraente. Do contrário, os acionistas não vão querer investir na empresa e, portanto, ela deverá buscar recursos para financiamento de suas atividades por meio de capitais de risco.
Gabarito: Certo