- 
                                CORRETO
 
 Segundo os professores Davi Barreto e Fernando Graeff, no livro Auditoria da editora Método, é na fase do planejamento que o auditor identifica seus objetivos e define os detalhes que conduzirão os trabalhos (cronograma, procedimentos, riscos...). A estratégia dos trabalhos é traçada, definindo a natureza, oportunidade e extensão dos exames para uma auditoria eficaz. Vale lembrar que o planejamento não é uma fase isolada do processo, e sim contínua e iterativa (feita de novo, repetida, reiterada - realizada inúmeras vezes).
 
 Abs.
- 
                                O controles são estabelecidos "pela" administração auditada? Não seria "para"?
 
 
- 
                                A administração da empresa é responsável pela criação, implantação e manutenção e monitoramento do sistema de controles internos, mas no caso da identificação de deficiência significativa durante a auditoria, o auditor deve comunicá-la tempestivamente e por escrito aos responsáveis pela governança. 
 
- 
                                Segundo NBC TI 01 
 
 12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS 12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna 12.2.1.1 –  O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os  exames  preliminares  das áreas, atividades, produtos e processos, para  definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo  com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. [...]12.2.3.2  –   Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de  que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos  funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem  ser considerados os seguintes procedimentos: a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; b)  observação  –  acompanhamento de processo ou procedimento  quando de sua execução; e c)  investigação e confirmação  –  obtenção de informações perante  pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das  operações, dentro ou fora da entidade. 
 
 
- 
                                Mesmo com os comentários dos amigos não estou convencida de que os testes de observância terão q ser estabelecidos na fase do planejamento. Não vi essa afirmação em nenhuma norma. CONFUSA!  
- 
                                OLÁ ELDA, observe que a questão diz que os testes devem ser considerados e não estabelecidos, certo? O que o examinador quis dizer foi que o auditor, na fase de planejamento, deve considerar quais os testes de observância SERÃO aplicados para avaliar os controles internos.
 
 
- 
                                Concordo com BRUNO JANSEN, pegadinha cespe. Pois ela não falou em ESTABELECIMENTO, apenas deverão ser considerados, o que esta correto. 
- 
                                Testes de observância que serão empregados para avaliar os controles internos  
- 
                                NBC TA 300, na fase de planejamento o auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:   (a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente;   (b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados;   (c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.   Nessa linha, a NBC TI 01, dispõe que os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. 
- 
                                Começou falando sobre testes de observância e continuou citando a função dos testes substantivos... achei q fosse mais uma pegadinha :( 
- 
                                Os testes de observância (testes de controle) destinam-se a examinar o controle interno. A avaliação do controle interno é fundamental para dimensionar a auditoria. Quanto melhor for o controle interno, mens testes serão necessários.  Resposta certo     
- 
                                #Respondi errado!!! 
- 
                                Antes de começar a auditoria:   O auditor deve verificar OS CONTROLES INTERNOS , a fim de ter noção de como vai planejar a auditoria.   E uma forma de verificar isso é atraves dos TESTES DE OBSERVANCIA