SóProvas


ID
912625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das normas de auditoria aplicáveis ao setor público,
julgue os itens subsequentes, considerando que a sigla TCU
corresponde ao Tribunal de Contas da União.

A ameaça de familiaridade surge quando o auditor é influenciado pela relação íntima ou pessoal que ele tem com o auditado. Essa situação pode comprometer o desempenho de suas funções, devido à influência dos aspectos de comportamento ético, zelo profissional, independência e imparcialidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Conforme Resolução CFC 1311/10 - NBC PA 290 - INDEPENDÊNCIA - TRABALHOS DE AUDITORIA E REVISÃO:

    Ameaças à independência:

    d) ameaça de familiaridade é a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento;

  • A ameaça de Familiaridade ocorre quando, em virtude de uma relação próxima com a parte responsável, o auditor torna-se demasiado simpático aos seus interesses.

    Gabarito: CORRETO.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: NBC PA 290, pg 3

    Segundo a NBC PA 290, as ameaças se enquadram em uma ou mais de uma das categorias a seguir:

    - Ameaça de interesse próprio:

    • É a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará de forma não apropriada o julgamento ou comportamento do auditor.

    - Autorrevisão:

    • É a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual.

    - Ameaça de defesa de interesse do cliente:

    • É a ameaça de que o auditor promoverá ou defenderá a posição de seu cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida.

    - Ameaça de familiaridade: 

    • É a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento.

    - Ameaça de intimidação:

    • É a ameaça de que o auditor será dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influências indevidas sobre o auditor

  • Perfeito!

    Vale relembrar as disposições do código de ética da INTOSAI sobre o assunto:

    "Relacões privadas ou profissionais com uma entidade auditada ou com outra entidade com a qual a EFS tenha uma relação contratual ou de outra natureza, ou relacionamentos que podem resultar em influência indevida por parte de alguém de fora da EFS, podem prejudicar a independência ou objetividade do pessoal da EFS. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando um integrante do pessoal da EFS:

    (a) tem uma relação pessoal ou profissional próxima ou de longa data com gerentes ou com pessoas que têm uma posição influente em uma entidade auditada ou em outra entidade que a EFS tenha uma relação contratual ou de outra natureza;

    (b) tem um familiar próximo ou amigo que é um gerente ou funcionário com uma posição influente em uma entidade auditada ou em outra entidade que a EFS tenha uma relação contratual ou de outra natureza;

    (c) aceita presentes, gratificações ou tratamento preferencial de gerentes ou empregados de uma entidade auditada ou de outra entidade que a EFS tenha uma relação contratual ou de outra natureza."

    Resposta: Certo