SóProvas


ID
912637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das normas de auditoria aplicáveis ao setor público,
julgue os itens subsequentes, considerando que a sigla TCU
corresponde ao Tribunal de Contas da União.

Considere que, na determinação da quantidade de processos licitatórios a serem analisados em uma auditoria, o auditor tenha determinado o nível de confiança estatística em 95% e um erro tolerável de 5%, com emprego da amostragem aleatória simples. Nessa situação, durante o processo de revisão, se a supervisão da equipe de auditoria sugerir reduzir o erro tolerável, será necessário aumentar o tamanho da amostra, mantendo-se o mesmo nível de significância.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa questão? 
  • O tamanho da amostra tem relação direta com a amplitude do intervalo de confiança e com o erro máximo cometido. Sem entrar em fórmulas estatísticas, visto que a questão é interpretativa, para um determinado nível de confiança, a medida que o tamanho da amostra da população cresce, o erro diminui pois são, a grosso modo, inversamente proporcionais. Quanto maior o tamanho da amostra (n), mais próximo de estimar-se corretamente os parâmetros da população.

    Erro=(desvio padrão populacional)/n1/2
  • A questão tenta confundir o conceito de nível de significância (probabilidade de erro, do erro tipo I) vinculado ao nível de confiança estatística com o erro tolerável da amostra. O erro tolerável da amostra é relacionado com o seu desvio que tem relação inversa com o tamanho da amostra, já que quanto maior a amostra mais ela se aproxima da população.

  • Pensando sem termos técnicos: quanto maior a amostra, mais próxima do total. Se está mais próxima do total, o percentual de erros diminui, portanto, a tolerância de erros diminui e a significância é mantida.

  • Certo.

     

     

    Comentários:

     

    Quando o auditor objetiva reduzir o erro tolerável, que é aquele erro “l̀m̀te” que ele ̀rá acètar na amostra, ele deve aumentar

    seu tamanho, para ter uma segurança maior. Da mesma forma, se ele decidir aumentar esse erro tolerável (de 5% para 10%,

    por exemplo), isso implicará em um menor número de elementos da amostra.

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Amostra e risco atuam de forma inversa. Circunstâncias que aumentam o risco exigem uma amostra maior para compensar. Tolerar um erro menor significa o mesmo que tolerar menos riscos, logo será necessária uma amostra maior. Essas e outras generalizações podem ser encontradas nos apêndices da NBC TA 530. 

  • Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

    Fonte: Material do Professor Ted Jefferson