SóProvas


ID
912745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das regras do CPC para a classificação de transações na demonstração dos fluxos de caixa, julgue os itens que se seguem.

A conversão de debêntures em ações deve ser apresentada como atividade de financiamento na demonstração dos fluxos de caixa da sociedade que as emitiu.

Alternativas
Comentários
  • CPC 03 (R2)
    Transação que não envolve caixa ou equivalentes de caixa
    44
    .
    .
    .

    (C)    a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.
  • Pessoal, apenas para deixar mais claro para quem não lembrar o tópico do CPC 03 mencionado no primeiro comentário, como ocorreu comigo:

    Gabarito: Errado

    Justificativa: Essa conversão é transação que não envolve o uso de caixa ou equivalentes de caixa, e por isso deve ser excluída da demonstração do fluxo de caixa.

    CPC 03-R2

    43. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.

    44. Muitas atividades de investimento e de financiamento não têm impacto direto sobre os fluxos de caixa correntes, muito embora afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A exclusão de transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa da demonstração dos fluxos de caixa é consistente com o objetivo de referida demonstração, visto que tais itens não envolvem fluxos de caixa no período corrente. Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são:

    (a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro;

    (b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e

    (c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.


  • Como explicado pelos colegas a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais não envolve Caixa ou Equivalentes de Caixa. Portanto, vamos rever o lançamento para ficar claro.

    1) Emissão de Debêntures

    D – Bancos (Ativo Circulante)
    C – Debêntures Conversíveis (Passivo Circulante) 


    2) Conversão das Debêntures em Ações

    D – Debêntures Conversíveis (Passivo Circulante)
    C – Capital Social (Patrimônio Líquido)


    Observe que o segundo lançamento não envolve Caixa ou Equivalentes de Caixa. Portanto questão está Errada.

  • Segundo o CPC 03, item 44, muitas atividades de investimento e de financiamento não têm impacto direto sobre os fluxos de caixa correntes, muito embora afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A exclusão de transações que não envolvem caixa ou equivalentes de caixa da demonstração dos fluxos de caixa é consistente com o objetivo de referida demonstração, visto que tais itens não envolvem fluxos de caixa no período corrente. Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são:

    (a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro;

    (b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e

    (c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

    Perceba que a emissão da debênture provocou uma variação no caixa da entidade (geração) resultante do valor recebido. A conversão das debêntures em ações em ações não provoca nenhum lançamento no caixa da entidade. Consequentemente, obviamente que não será evidenciado na Demonstração dos Fluxos de Caixa.

  • Lançamento para registro da conversão de debêntures em ações:

    D - Debêntures a Pagar

    C - Capital Social

  • Essa transação não envolve o caixa ou equivalente de caixa

  • Errado. Essa operação não afeta o caixa.

  • #Respondi errado!!!