-
deve ser classificado no ativo circulante
-
Pelo CPC 38 temos, item AG14:
Ativos e passivos financeiros mantidos para negociação
AG14 A negociação reflete normalmente a compra e a venda ativas e frequentes, e os instrumentos financeiros mantidos para negociação são geralmente usados com o objetivo de gerar lucro com as flutuações de curto prazo no preço ou na margem do operador.
Apesar da questão dizer que é um investimento de longo prazo o seu objetivo é negociação, obter lucro, e como princípio da contabilidade de essência sobre a forma o que prevalece é o seu objeto = lucro = ativo circulante.
-
Se o investimento, mesmo de longo prazo, for utilizado pela empresa para fazer negócios, com objetivo de lucro, deverá ser mantido no Ativo Circulante.
-
Na contabilidade a essência tem detrimento em relação a forma.
-
Investimento com caráter Especulativo => Ativo Circulante
Investimento com caráter Permanente => Ativo Não Circulante - Investimento
-
ativo permanente
-
Se o investimento, mesmo de longo prazo, for utilizado pela empresa para fazer negócios, com objetivo de lucro, deverá ser mantido no Ativo Circulante.
-
QC está precisando de professor especializado em contabilidade para comentar as questões.
-
O item está incorreto. Neste caso, deve prevalecer a primazia da essência sobre a forma. Embora os investimentos sejam de longo prazo, serão colocados à negociação, classificando-se, pois, no ativo circulante.
Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo
-
GABARITO: (E)
Neste caso, deve prevalecer a primazia da essência sobre a forma. Embora os investimentos sejam de longo prazo, serão colocados à negociação, classificando-se, pois, no ativo circulante.
-
Acredito que esse investimento mantido para negociação refere-se a negocios usuais da Entidade,e,por isso, deve ser reconhecido no AC.
-
ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS
As participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da cia/empresa.
ou seja, participações permanente em outras sociedade são investimentos em sociedade CUJO CARÁTER NÃO SEJA ESPECULATIVOS.
se tiver caráter especulativo, é classificado no ativo circulante.
-
Neste caso, deve prevalecer a primazia da essência sobre a forma. Embora os investimentos sejam de longo prazo, serão colocados à negociação, classificando-se, pois, no ativo circulante.
Fonte: Profs. Luciano Rosa e Júlio Cardozo
-
ERRADO,
a essência sobre a forma prevalece sempre, portanto, se é mantido para negociação, deve está no circulante
-
CPC 26:
O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
(a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;
(b) está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado;
(c) deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço; ou
(d) a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço (ver item 73). Os termos de um passivo que podem, à opção da contraparte, resultar na sua liquidação por meio da emissão de instrumentos patrimoniais não devem afetar a sua classificação.
Todos os outros passivos devem ser classificados como não circulantes
-
Se é mantido para negociação, significa que o ativo tem que tem uma disponibilidade acessível pra empresa, sendo assim, como o ativo é por ordem decrescente de grau de liquidez, esse ativo de investimento passa ser considerado ativo circulante.