-
Planos de contribuição definida são planos de benefícios pós-emprego nos quais a entidade patrocinadora paga contribuições fixas a uma entidade separada (fundo), não tendo nenhuma obrigação legal ou construtiva de pagar contribuições adicionais se o fundo não possuir ativos suficientes para pagar todos os benefícios aos empregados relativamente aos seus serviços do período
corrente e anterior.
-
No plano de contribuiçao definida os riscos atuariais e de investimentos são suportados pelo empregado.
-
Gabarito: Errado
Complementando a resposta das colegas.
Conforme o CPC 33 (R1) - Benefícios a Empregados.
50. A contabilização dos planos de contribuição definida é direta porque a obrigação da entidade
patrocinadora relativa a cada exercício é determinada pelos montantes a serem contribuídos
no período. Consequentemente, não são necessárias premissas atuariais para mensurar a
obrigação ou a despesa, e não há possibilidade de qualquer ganho ou perda atuarial. Além
disso, as obrigações são mensuradas em base não descontada, exceto quando não são
completamente liquidados em até doze meses após o final do período em que os empregados
prestam o respectivo serviço.
-
-
O CPC 33, 50. diz: não são necessárias premissas atuariais para mensurar a obrigação ou a despesa, e não há possibilidade de qualquer ganho ou perda atuarial.
Até ai blz, mas tenho uma dúvida em relação a outra questão que fala do reconhecimento do ganho atuarial pela empresa patrocinadora em planos de BENEFÍCIOS definidos.
Q304263
Em planos de benefício definido, a ocorrência de ganhos atuariais pode gerar o chamado valor líquido de ativo de benefício definido, cujo reconhecimento deve ser feito no balanço patrimonial da entidade patrocinadora. C
Sobre essa questão, então não se reconhece o plano de contribuição definido por premissas atuariais, mas se reconhece o plano de benefício?
Se puder me mandem um inbox!
-
Gabarito: Errado
Mais um conceito de Plano de Contribuição Definida, para melhorar e fixação e o entendimento:
O Plano de Contribuição Definida (CD), tem como objetivo permitir que o empregado e a empresa realizem aportes mensais para constituir um fundo que será usado na aposentadoria.
Esse plano permite que os participantes contribuam com um percentual mensal de seu salário, e recebam uma contrapartida da patrocinadora IBM Brasil. O participante tem a flexibilidade de escolher em qual perfil de investimento alocar seus recursos.