SóProvas


ID
912979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens a seguir.

As identidades e percepções do papel social desejado podem ser reveladas em situações em que a pessoa é posta diante de diferentes expectativas sobre os papéis que ela desempenha.

Alternativas
Comentários
  • Nossa! Eu sei que as palavras "reveladas" e "testadas" são bem diferentes e que mudam muito o contexto do enunciado, mas será que a identidade e percepções novas também não poderiam ser reveladas nesse caso posto na questão, gente?! 
    Alguém poderia acrescentar algo a mais, não desmerecendo o comentário da colega a cima, claro. Foi ela quem gerou a dúvida na minha cachola, rs :D

    Se alguém puder exclarecer, por favor, deixa um recado no meu perfil. ;)
  • Trocando em miúdos o que o CESPE quis dizer ao colocar essa questão como Falsa: "As identidades e percepções do papel social desejado (NÃO) podem (DE MANEIRA NENHUMA) ser reveladas em situações em que a pessoa é posta diante de diferentes expectativas sobre os papéis que ela desempenha."

    Mais uma vez a jurisprudência cespiana indo de encontro contra tudo e todos. 
  • No site do Rota a Questão foi respondida como errada, o que a meu ver é a respota mais plausivel.

    http://rotadosconcursos.com.br/provas/especialista-em-gest%C3%A3o-de-telecomunica%C3%A7%C3%B5es-%C3%A1rea-psicologia-17135/8
  • Pode ser que a questão queira distinguir cultura de clima.

    Acredito que o erro seja "identidades", pois identidade é um conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas. Já que é próprio é exclusivo é algo interno e não é possível ser revelado. Encaixa aqui também o conceito de identidade cultural.

     Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura.

    Já as "percepções" podem ser reveladas, um exemplo disso é a própria pesquisa de clima.


    O que acham?
  • Pessoal, segundo o Robbins, Comportamento Organizacional

    "Expectativas do Papel

     As expectativas do papel são a forma como os outros acreditam que devemos agir em determinada situação. A forma como você se comporta é determinada, em grande parte, pelo papel definido no contexto em que você age. O papel de um juiz de direito é visto como cheio de dignidade e princípios enquanto o papel de um técnico de futebol é visto como agressivo, dinâmico e inspirador para seus jogadores.

    No ambiente de trabalho, é interessante examinar esta questão da expectativa através da perspectiva do contrato psicológico. Existe um acordo tácito entre os empregados e seus empregadores. Esse contrato estabelece expectativas mútuas - o que os empregadores esperam de seus empregados e vice-versa. Na verdade, esse contrato define qual a expectativa de comportamento que acompanha cada papel. Espera-se que os executivos tratemos funcionários com justiça, forneçam condições aceitáveis de trabalho, comuniquem com clareza o que é um excelente dia de trabalho e dêem feedback sobre o desempenho dos subordinados. Espera-se que os funcionários

    respondam demonstrando uma atitude positiva, seguindo as orientações e mostrando lealdade à organização.

    Conflito de Papéis

     Quando um indivíduo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papéis que desempenha, o resultado é o conflito de papéis.

     Isto ocorre quando a pessoa percebe que o compromisso com um papel pode tornar difícil o desempenho de um outro. Em casos extremos, pode-se ter uma situação em que dois ou mais papéis são contraditórios."

    Portanto, diante de diferentes expectativas surge o conflito de papéis, ao invés de ser revelada a  identidade e a percepção do papel desejado. Diante de diferentes expectivas o indivíduo fica confuso sobre qual papel assumir. 

    Este é o erro da questão, que diz que diante de diferentes expectativas o indivíduo terá a clareza de qual papel esperado.

  • Cada dia mais eu odeio essa matéria. Se existe algo subjetivo, chama-se administração geral. Deus me livre!

  • Quando eu me deparo com uma questão assim como essa, bem estranha, bem fora do que se costuma estudar, olho o cargo (veja que é concurso para psicologo), não esquento a cabeça e passo para a próxima

  • Na verdade, a matéria de Gestão de Pessoas não é tão subjetiva assim.Existe conceitos e os autores concordam entre si na maioria das vezes.Acontece que o Cespe sabe que as pessoas respondem com base no que elas ACHAM que sabe.Porque todo mundo ACHA que sabe o que é motivação, liderança, comunicação, etc.É aí que o Cespe te pega!Então galerinha, tem que estudar!
    Capítulo de grupos do Robbins explica essa matéria ;)

  • As identidades e percepções do papel social desejado podem ser reveladas em situações em que a pessoa é posta diante de diferentes expectativas sobre os papéis que ela desempenha.

    Na verdade o papel social desejado é visto sobre expectavas semelhantes aos papéis que ela desempenha.

  • ERRADO

     

     

    Os papéis vão se definindo conforme o que as pessoas tendem a esperar de cada colaborador. Se as pessoas procuram determinada pessoa em momentos de importante tomada de decisão, pode-se inferir que, em alguma vez no passado, aquela pessoa tomou a responsabilidade para si e tomou decisões corretas. Ora, se cada um espera uma coisa diferente do cara, podemos inferir que o papel dele não foi definido ainda. Afinal, isso mostra que ainda não existe uma tendência, um viés, resultante do que foi observado de seu comportamento. Se os membros do grupo ainda não tiveram tempo de se comportar em função de determinados contextos, realmente fica difícil prever o que ele fará futuramente; é por isso que cada pessoa "chuta" um papel social para ele (então é pra isso que signo serve? brincadeira). Portanto, não, identidade e percepção do papel não podem ser reveladas nessas condições

  • To achando q, se trocasse ''expectativas'' por ''perspectivas'', ficaria certo.

  • Acertei de Primeira !