SóProvas


ID
912991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens que se
seguem.

A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se aos objetivos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • não entendi, alguem poderia esclarecer.
  • Acredito que o erro está na parte final da questão:

    A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se aos objetivos organizacionais.


    Conforme conceituação abaixo:

    A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

    A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

    A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

    Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3%AAncias

    Portanto, a gestão por competência é orientada aos objetivos organizacionais; e na questão diz que eles se alinham aos objetivos organizacionais.

  • Acho que o erro na questão está no trecho "...orientado ao desempenho" pois o objetivo da gestão por competência não é simplesmente avaliar o desempenho e sim "como" a tarefa é desempenhada. 

    Esse artigo deve ajudar a esclarecer a diferença entre desempenho e desenvolvimento de competências: http://www.feevale.br/site/files/documentos/pdf/58670.pdf.
  • Acredito que o erro da questão está em afirmar que "no setor público há a compensação de pessoas cujos CHA alinham-se aos objetivos organizacionais"
    No setor público não há essa compensação. Você passa em um concurso público já sabendo qual será sua remuneração, não há "bônus" por desempenhar bem suas funções e alcançar os objetivos organizacionais.
    Essa é uma das grandes características do Modelo Burocrático que ainda existe na Adm. Pública: a rigidez na compensação de funcionários que desempenham  muito bem suas atribuições e alcançam os objetivos organizacionais.
    Todos sabemos que existem muitos funcionários públicos bons, mas ao mesmo tempo existem aqueles que "só batem cartão" na repartição do órgão e produzem muito pouco enquanto estão em suas salas: são esses que "travam" a máquina pública.
    Espero ter ajudado.
    Abraços
  • Gestão por competências: um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas, visando necessidades futuras do negócio e agregando conhecimento. CADA ORGANIZAÇÃO TEM A SUA PRÓPRIA COMPETÊNCIA ESSENCIAL. [Chiavenato]

    (QUESTÃO ERRADA) A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se aos objetivos organizacionais. (A gestão por competências no setor público NÃO é modelo de gestão orientado ao desempenho e à compensação de pessoas)

  • De acordo com o Decreto nº .5707, de 23/02/2006:

    Art. 2º, II - "gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funçoes dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição.

    E na questao diz, erroneamente, que a gestão por competência é orientada ao desempenho e à compesação de pessoas.
  • ERRADO.
    Ainda existem algumas dificuldades de se implementar a gestão por competencias no setor publico.
    A remuneracao do servidor , ainda é funcional, focada no cargo. Ainda não existe esta chamada de renuneração por mérito.
    Hoje tem-se discutido muito sobre esta possiblidade, a partir da gratificações de desempenho, e ai direcionar os processos de gestão de competencias focando a compensação. A implementação de competencias surgiu a partir do Decreto 5.707 em 2006, este Decreto na realidade e voltado para capacitação do desenvolvimento das competencias.
    Existem movimentos dentro da adm. publica para que passe a focar melhor estes subsistemas de gestão de competencia que é super importante, pois a partir do momento que o servidor faz entrega ele tem que ser reconhecido.
    POr isso nao podemos afirmar que o foc estaria na compensação de pessoas.
  • O problema é dizer que se orienta à compensação de pessoas então?

    Achei que isso estivesse correto, pois uma das conseqüências da avaliação de desempenho realizada para as competências existentes é a retribuição do colaborador, não?


  • Errado.. Nao se fala em recompensa em se tratando de administração publica.... por enquanto..
  • o erro está quando se fala em recompensa.

  • Errado.

    Não é orientado à compensação de pessoas. As organizações públicas têm implementado avaliações de desempenho atreladas a gratificações de desempenho, mas o foco não é esse. O foco é nos resultados e nos conhecimentos, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos. 

    A gestão POR competências se refere à estruturação das atividades das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las. 

    A gestão DE competência se refere a mecanismos utilizados para gerir as competências, incluindo o planejamento, a organização, a avaliação e a escolha das formas de desenvolvimento de competências necessárias ao alcance dos resultados pretendidos. 


  • Lógico que há remuneração variável. Na esfera federal você é avaliado anualmente e recebe uma variação salarial de acordo com a sua pontuação, apesar de a quase totalidade dos servidores atingirem a pontuação máxima. No poder executivo, por exemplo, você entra ganhando 80 dos 100 pontos possíveis e, somente após a primeira avaliação, você recebe a remuneração integral, se avaliado com 100 pontos.

  • Reescrevendo o item:

    A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho organizacional, em que os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas são melhor empregados, quando alinhados aos objetivos organizacionais.

  • Quando existirá uma lei que obrigue todas as bancas a justificarem todos os seus gabaritos? 

  • A resposta do Fabrício Bento é a correta

  • O mapeamento de competências origina tanto lacunas de aprendizagem a serem desenvolvidas como insumos para a realização de avaliações de desempenho nas organizações, o que representa uma tendência da gestão de pessoas no setor público.(CERTA)

    CESP _ ANAC - 2012
  • E as gratificações de Desempenho do Decreto 7133/2010? Elas só serão devidas com base nas avaliações. Por isso eu considerei que o termo "compensações" estaria correto. Se alguém quiser me corrigir eu ficaria super agradecida. 

  • Transcrevo aqui um importante trecho do material do estratégia concursos, que realmente fala que não existe compensação ao funcionário que se destaque na adm., publica, posto que o salário já é fixo, e não há "bonus" para funcionários com melhor desempenho, o que causa desmotivação:

    "Esta realidade ainda está presente, em parte, no Brasil de hoje. Ainda há um desequilíbrio forte nas remunerações do setor público, mas isso em parte vem sendo superado desde o Governo Lula. Com a criação das carreiras de gestão - que guardam certa coesão salarial entre si - tem sido mais fácil recrutar profissionais de nível superior no mercado. Apesar disso, elas continuam gerando certo desestímulo ao longo do tempo para o servidor pela sua baixa amplitude salarial. Um novo problema parece emergir: as demais carreiras e profissionais buscam aproximação com as tabelas salariais das carreiras de topo, gerando pressões por aumentos de custos para o setor público, que busca resistir. A gratificação por exercício de cargo em comissão (DAS) pode ser utilizada de maneira a destruir a ideia de uma burocracia profissional - permitindo a contratação de pessoal externo ao serviço público. Apesar disso, é uma verdadeira tendência o uso da gratificação como forma de estabelecer um sistema de incentivo aos servidores mais competentes e eficientes, permitindo que ganhem mais - já que suas carreiras engessadas geralmente dificultam este tipo de incentivo. A verdade é que os cargos DAS com gratificação mais baixa vem sendo utilizados como incentivos para os servidores, enquanto os mais altos ainda são muito preenchidos por pessoas externas aos quadros da Administração Pública."

    PROFESSOR CARLOS XAVIER - ESTRATEGIA CONCURSOS, AULA 00 DE GESTÃO DE PESSOAS PARA CURSO ANAC


  • Bahh, para acertar essas questões de Adm púb tem que está bem drogado. Pq ô questões ruins da peste
    De acordo com o Prof do Estrategia:
    A primeira parte da questão é duvidosa, mas está errada, pois o foco da gestão por competências é o desempenho dos trabalhos ser positivo e gerar resultados para a organização, e não recompensar pessoas - especialmente no setor público, onde há dificuldades adicionais na sua implementação.
    GAB: ERRADO
     

  • A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao desempenho = processos- adm. burocratica (errado)

    A gestão por competências no setor público é um modelo de gestão orientado ao RESULTADO

  • Se não tem professor para comentar uma matéria difícil dessa, fica uma cilada.. temos que ir no " adivinhometro".  esse site tem esses problemas. 

  • Caríssimos,

     

    FALA SÉRIO!!!!

    Qualquer um que chegar aqui vai conseguir justificar esse gabarito do seu jeito, estivesse a questão CERTA OU ERRADA! O examinador pode falar o que quiser nessa matéria que sempre vai haver respaldo! 
    As bancas deveriam ser obrigadas no mínimo a postar a bibliografia.
    Se fosse um país sério, as bancas DEVERIAM OBRIGATORIAMENTE postar gabarito e justificativa após a realização das provas, citando fontes e comprovando com a bibliografia anexa ao edital.

    Aproveitem as eleições para forçar os governantes a CRIAR UMA LEI QUE REGULAMENTE ESSA PALHAÇADA.

    Desabafo

  • De competencias
  • Pessoal, em todas as questões de G por competências, tem-se que ter em mente que o foco é atingir os OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.

    Qualquer alternativa que direcioná-la para o fim no próprio indivíduo, pode marcar como errada, sem medo.

    Vejam essa questão CESPE:

    O modelo de gestão estratégica com base em competências é considerado uma prática cuja finalidade é melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos empregados.