SóProvas


ID
912994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens que se
seguem.

O estabelecimento de metas individuais, intermediárias e institucionais é feito com base no princípio da administração por objetivos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.
    Segundo : 
    DECRETO Nº 7.133, DE 19 DE MARÇO DE 2010. Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual...
    § 6o  As metas de desempenho individual e as metas intermediárias de desempenho institucional deverão ser definidas por critérios objetivos e comporão o plano de trabalho de cada unidade do órgão ou entidade de lotação e, salvo situações devidamente justificadas, serão previamente acordadas entre o servidor, a chefia e a equipe de trabalho.

     A administração por objetivos não é algo novo, pois seu conceito já tem mais de meio século. Muitas organizações hoje estão auxiliando os seus colaboradores a constituir objetivos de desempenho para tentar alcançar os objetivos organizacionais e um modo de fazer isso é pelo processo da administração por objetivos. Robbins; Decenzo (2004, p. 58), A administrção por Objetivos é um sistema em que os objetivos específicos de desempenho são determinados em conjunto pelos subordinados e seus supervisores, o progresso em direção aos objetivos é periodicamente revisto e as recompensas são alocadas com base nesse progresso. Em vez de usar os objetivos para controlar, a APO usa-os para motivar.

    Fonte: 
    http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=7nxbjnwqk
  • vamos a questao

    A Administração por objetivos (APO) ou Administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático
    e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre Administração
    por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
    A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em
    termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base
    para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os
    objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.

    A APO apresenta as seguintes características:
    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seu superior.
    2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
    3. Interligação entre os vários objetivos departamentais.
    4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
    6. Participação atuante das gerências e dos subordinados.
    7. Apoio intensivo do staff.
  • A administração por objetivo corresponde a uma espécie de contratualização dos serviços públicos em que os gestores negociam com a autoridade superior os objetivos a serem alcançados. É um sistema de administração que vincula objetivos e metas organizacionais com o desempenho indicidual, em todos os setores. Corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance de resultados.
    Segundo Chiavenato, a administração por objetivos "é um processo pelo qual os gerentes, superior e subordinado de uma organização identificam os objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses objetivos como guias para a operação de negócios".
    Os objetivos devem expressar o resultado que se pretende alcançar; a transformação da situação atual que se pretende modificar. Devem ser expressos de forma clara, concisa e determinante. Os objetivos representam uma diretriz, uma orientação comum; referem-se a previsões de futuro e são essenciais para avaliar o resultado dos planos. Os objetivos devem ser claros, mensuráveis, e devem refletir as pretensões da instituição. ( AUGUSTINHO PALUDO)
  • Arielly, Alexandre e Róbson,

    qual o livro que vcs indicariam para estudar matérias voltadas para a disciplina da Administração?
    Matérias como Adm Pública, gestão de pessoas, gestão de materiais, etc...?

    Abs!

    Rafael
  • Rafael, a fonte foi do  Prof. Rafael Ravazolo da Casa do concurseiro. 

  • As metas estratégicas são definidas pela alta cúpula e estão no nível estratégico. Os gestores de pessoas, que em geral são os chefes, irão desdobrar essas metas estratégicas em planos de ação, planos operacionais. São as providências imediatas necessárias ao alcance dos resultados.

     Certo

    Fonte: ponto dos concursos

  • A Administração por Objetivos (APO), enquanto técnica social, busca objetivos e resultados pelo trabalho das pessoas. Dentre suas características pode-se dizer que a APO é formal + informal, aberta e prescritiva. Por está razão, a questão pode ser dita como CORRETA.

  • A APO surgiu detro da abordagem da Administação Neoclássica cujo principal expoente foi Peter Drucker.

    Resumidamente: Na APO os objetivos são traçados de forma participativa por superiores e subordinados o que permite a compatibilização entre interesses organizacionais e individuais. Ocasiona um maior comprometimento do subordinado. 

    A ênfase da APO está no resultado e não nos meios.

    A APO preconiza a remuneração variável de acordo com as metas que foram alcançadas ao final do período avaliativo.