SóProvas


ID
913051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao modelo de gestão por
competências.

O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

Alternativas
Comentários

  • O erro esta na palavra discrepância

    Vejam a questão de 2008 considerada certa
    1
    Q73293•   Prova(s): CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas - Prova 2

    Um dos objetivos do mapeamento de competências é identificar o gap, ou lacuna, de competências, ou seja, identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

     Certo

  • Acho que o colega acima quis dizer isto:

    O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência (DISCREPÂNCIA) entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.
  • O mapeamento de competências tem como propósito identificar a lacuna de competências - Conhecimento, Habilidades e Atitudes -, ou seja, a discrepância entre o que é necessário para concretizar a estratégia corporativa e o que já existente na organização.
    Deve-se, portanto, identificar as competências - organizacionais e profissionais - necessárias à consecução dos objetivos e comparar com as competências internas da organização.
  • O mapeamento de competências tem como propósito identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.








    http://interacaodh.com.br/artigo/Mapeamento-das-competencias-organizacionais-Lourdes-Emy-Sicusara/28
  • O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.
    Se a questão não fosse tão Taxativa quanto ao mapemento, com certeza marcaria certo, mesmo sem a "Discrepância".
    Mas "discrepãncia" eliminaria a restrição, tornando-a também correta.
    Vamos ver se consigo explicar...
    Existe uma diferença sutil, entre  "identificar lacuna" e "identificar discrepância" - lacuna está ligado a falta de, e discrepância a " não coincidência", mas pode ser que existam mais competências que as Necessárias, neste momento.
    Com certeza a falta de competência, sempre será a mais notada, porque restringe o prosseguimento do projeto, e será necessário buscá-la.
    Mas vejam do lado estratégico, se você tem mais itens, pode produzir maior diversidade de produtos.
    Portanto  apesar de mais visível as lacunas de competências,  o excedente de competência é para ser aproveitada, e não estão sendo...
    O propósito portanto não se restringe a SÓ observar Lacunas de competência.
    []s
  • O erro está na palavra "equivalência" . As lacunas são os gaps que significa as deficiencias, ou, necessidade de treinamentos. O enunciado está dizendo que eu devo identificar o que o colaborador tem compatível com as competências necessárias à empresa. 

    Portanto, gabarito ERRADO.
  • O propósito do mapeamento de competências é mesmo o de identificar a lacuna entre as competências.
    O problema é que deve mostrar não as “equivalências”, mas as “diferenças” entre as competências necessárias e as existentes
    atualmente. 
  • "A questão está incorreta devido à uma “casca de banana” lançada pela banca. O propósito do mapeamento de competências é mesmo o de identificar a lacuna entre as competências. O problema é que deve mostrar não as “equivalências”, mas as “diferenças” entre as competências necessárias e as existentes atualmente. Com isso, o gabarito da banca é mesmo questão incorreta."
    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

  • Discrepância
     =Diferença, disparidade.( correto)


    Equivalência = compatibilidade eqüivalência eqüipolência correspondência identidade igualdade paridade   (errado)


  • Ok, galera, já entendemos onde está o erro da questão.... Discrepância é diferente de equivalência e pronto!!! kkkkk
  • Mas se ele achar a descrepância ele acha a equivalência, e vice-versa! É questão de matemática! 

  • A gestão de competências utiliza mecanismos e instrumentos tais como:

    1) Mapeamento de competências – Identifica as competências necessárias à organização e as presentes no quadro de pessoal;

    2) Banco de talentos – Se constitui em um banco de dados com as informações detalhadas sobre os perfis profissionais do quadro de pessoal, utilizado quando a organização necessita planejar a alocação de pessoal ou realizar a realocação das pessoas.

    Meu comentário: A questão cita que o propósito do mapeamento de competências é identificar... passa a idéia de que é o único propósito do mapeamento, enquanto que ele se completa através da utilização do banco de talentos da organização.

    Prof. Vinícius Vieira

  • Pessoal, a CESPE as vezes quer dificultar tanto questões simples que ela mesma embaralha tudo. Infelizmente só quem se prejudica é o próprio concurseiro. 


    A questão abaixo é só pra complementar, e afirmar que o MAPEAMENTO serve para "tapar" as lacunas, ou GAPS. 

    Entre os resultados possíveis de um mapeamento de competências, o principal deles é a lacuna de competências. A partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, recomenda-se o desenvolvimento e a capacitação das pessoas. Porém, quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, pode-se priorizar a seleção ou a movimentação nas organizações.

    Gabarito: Certa 

  • Lara, creio que você se equivocou. Leia o comentário da Marcia e verá o porquê.

  • Não equivalência, mas diferença!

  • Questão de Português.

  • Questão derruba candidato, pois aqui no QC tem um índice de 64% de erro.

  • Só sei que toda vez que eu resolvo essa questão eu erro...naaaannn


  • Eu acertei por uma questão de honra, para mandar essa banca para o beleleu..rsrs.

    Bom, se visa identificar a lacuna, logo deve obter a discrepância entre o que se tem e o que se almeja.

  • Pegadinha

  • matéria ridícula.. 

  • Como assim essa questão tá errada????? =O

  • Meu Deus gente, até quando vão permitir que matérias de concursos façam vocês se aterem roboticamente a palavras-chave e esquecerem da lógica que permeia toda linguística, indo muito além do mero significado das palavras?

     

    Equivalência e discrepância têm significados diferentes isoladamente, mas num determinado contexto essa diferença pode ser irrelevante

     

    Dizer que gestão por competência busca identificar as equivalências entre as competências não é necessarimente contrária à noção de que ela busca as discrepâncias, pois, se na busca pelas equivalências não se acharem as mesmas, estará automaticamente identifcada uma discrepância, pois onde não existe equivalência, por definição, há uma discrepância. EM SUMA: pode-se interpretar que ela [GPC] busca identificar se essa equivalência existe ou não, pois, se não existir, terá uma discrepância identificada. 

     

     

  • O propósito do mapeamento de competências é a identificação das competências essenciais e mapeamento das competências existentes.

    ETAPAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:

    - Conhecer os objetivos estratégicos: Missão, visão, valores.

    - Mapeamento de competências:  identificação das competências essenciais e mapeamento das competências existentes.

    - Identificação da lacuna de competências (GAP): Discrepância entre competências essenciais e existentes.

    - Gerenciamento da lacuna: Seleção por competência, treinamento por competência, avaliação por competência.

    - Plano de desenvolvimento de competências: Processo contínuo de desenvolvimento de competências.

    (Professora: Kátia Lima - Gestão de Pessoas) Anotações do curso. 

     

  • ERRADO.

    O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

    (CESPE – TCU/ ACE GESTÃO DE PESSOAS – 2008) Um dos objetivos do mapeamento de competências é identificar o gap, ou lacuna, de competências, ou seja, identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

  • O mapeamento de competências revela a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas da organização.

  • EITA PEGADINHA MALDOSA

  • QUESTÃO: O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a( equivalência ) DIFERÊNÇA entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização. 

    GAB. E

  • Errado

    o erro tá na palavra Equivalência o certo seria dizer Diferença