O IAX2 é um protocolo VOIP que usualmente carrega tanto a sinalização quanto os dados no mesmo caminho. Os comandos e parâmetros são enviados e qualquer extensão tem que ter um código numérico alocado. Historicamente isso foi modelado após os dados internos passar por módulos do Asterisk.
O IAX2 utiliza um único fluxo de dados UDP(usualmente na porta 4569) para comunicar entre pontos finais, tanto para sinalização quanto para dados. O tráfico de voz é trasmitido in-band, fazendo o IAX mais fácil de ser trabalhado sobre firewalls e também atrás de NAT's. É o principal contraste com o protocolo SIP, H323 e o "Media Gateway Control Protocol" que são utilizados RTP's out-bands para entregar as informações do fluxo.
O IAX2 suporta entroncamento, e canais de multiplexação em um único link. Quando entroncado, dados de múltiplas chamadas são unidas em um único 'set' de pacotes, o que significa que um datagrama IP pode entregar informações para mais de uma chamada, reduzindo o gasto efetivo IP sem criar latência adicional. Essa é uma grande vantagem para usuários VOIP.