SóProvas


ID
91384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No mercado de câmbio, são feitas negociações de conversões de
diferentes moedas estrangeiras entre pessoas físicas, jurídicas,
instituições financeiras autorizadas e o Banco Central do Brasil
(BACEN). Com relação ao mercado de câmbio, julgue os itens
seguintes.

O BACEN, por meio dos dealers, realiza operações de compra e venda de moeda estrangeira. Se, em determinado dia, a taxa de câmbio estiver subindo além das expectativas oficiais, o BACEN poderá intervir, comprando moeda estrangeira para fazer a taxa baixar e voltar aos níveis desejados pela autoridade monetária.

Alternativas
Comentários
  • O BACEN tem que vender para baixar a taxa.
  • - Se a taxa de câmbio estiver subindo é porque nossa moeda está desvalorizando- Se nossa moeda está desvalorizando é porque o dólar tá ficando caro- Se o dólar tá ficando caro é porque há ausência de dólar- Daí, para o equilíbrio, se o dólar tá ausente, o BACEN tem que colocar moeda estrangeira(VENDENDO e não comprando).
  • Se pararmos pra pensar na lei da oferta e da procura de mercado. QUando estamos em crise, há a retirada de investimento estrangeiro no nosso mercado, isso promove a diminuição da oferta de dolares. Menos oferta, maior o preço. O Bacen promove a venda de dolares no mercado para desvalorizar a moeda estrangeira. O mecanismo contrário também é valido. Ou seja, Dolar baixo, o bacen tende a comprar dolares para valorizar a moeda estrangeira, se essa for sua vontade.Curiosidade: Como o bacen executa tbm a politica monétaria do país, quando o dolar está baixo, ele pode captar esses dolares para o pagamentos de dívidas externas. Fazendo o mesmo papel de corretores cambiais.
  • Para resolver essa questão, basta pensar uma situação simples de compra e venda de um produto qualquer.
    Vamos imaginar o tomate.
    Digamos que devido a uma grande estiagem a colheita do tomate foi reduzida consideravelmente. Nas bancas das feiras populares, umas vendiam o produto e outras estavam em falta, entretanto, havia uma multidão querendo comprar tomate e como não tinha suficiente para todo mundo, os donos das bancas elevaram os preços, assim, quem de fato estava precisando do tomate e tinha mais dinheiro os compravam. Passados uns meses a estiagem cessou e veio um período bom de chuva e a procura pelo tomate foi maior que o esperado. Dessa vez havia mais tomate à venda do que gente querendo comprá-los, o que fez com que os donos das bancas reduzissem bruscamente o preço do produto para não ficarem com grandes estoques e ter prejuízos.
    Com o dinheiro é a mesma coisa, se tem muita gente querendo comprar Dólar e tem pouco dinheiro para se vender, o preço da moeda vai aumentar. Agora se tem muito Dólar para ser vendido e pouca gente querendo comprá-lo, óbvio que a moeda vai ficar mais barata para garantir maior fluídez do câmbio. Portanto, a resposta está errada, uma vez que se o BACEN compra moedas, ele as tira de circulação, encarecendo o preço e se as vende, ele coloca mais moeda no mercado e o preço diminui.
  • Vi esse comentário em outra questão , que ajudou a resolver esta questão :
    Tendência INFLACIONÁRIA - VENDA de Títulos Públicos - DIMINUÍ a Liquidez
    Tendência DEFLACIONÁRIA -COMPRA de Títulos Públicos - AUMENTO da Liquidez

    Então se a taxa de câmbio estiver subindo , é porque há tendência de inflação , e o Bacen poderá intervir VENDENDO moeda extrangeira;
    do contrário
    Se a taxa de câmbio estivesse caindo , haveria tendência de deflação ... 
    Com esse esquema facilitou bastante !
  • Dealers são instituições previamente selecionadas para participação dos leilões informais (GO AROURD) de cãmbio.

  • O Banco Central vende moeda para baixar.

  • Pequena palavra que faz toda a diferença: Comprando(errado) pois essa situação vai de contra a lei da oferta e da procura. Sendo que nesse momento, o BACEN vende/implanta moeda no mercado para o preço desta venha a baixar .

  • Vamos pensar assim:

    A moeda estrangeira já está pouca na nossa economia. O que acontece se comprar mais? Ora, se comprar mais, a mesma irá diminuir ainda mais, e consequentemente a taxa (preço da moeda estrangeira) irá subir. O que Bacen faz? Ele vende a moeda estrangeira e ao mesmo tempo tira reais da economia (veja como é interessante isso), até que a mesma volte aos patamares estabelecidos. E isso é uma qualidade do CMN  Regular os valores interno e externo da economia; ou seja, uma moeda tem que estar compatível com a outra para que não influencie de forma negativa nas operações cambiais (exportações e importações).


  • TPF - Títulos Públicos Federais

    Taxa de câmbio subindo: Tendência INFLACIONÁRIA - VENDA de (TPF) - DIMINUI a Liquidez

    Taxa de câmbio descendo:Tendência DEFLACIONÁRIA - COMPRA de (TPF) - AUMENTO da Liquidez


    Taxa de câmbio subindo: Real desvalorizado e o dólar valorizado (caro). Se o dólar está caro é porque há ausência de dólar. Sendo assim, o BACEN tem de colocar a moeda estrangeira no mercado, para isso, ele vende moedas estrangeiras, colocando-as em circulação e o seu preço diminui, pois nesse caso, teremos um amento de dólares sendo ofertados.


    Lembre-se:            OFERTA > PROCURA: há tendência de queda no valor.

                                PROCURA > OFERTA: há uma tendência de alta no valor.




  • A questão está errada.

    Quanto mais valorizada a moeda estrangeira (cara), mais desvalorizado estará o real. É quando o Bacen intervém colocando no mercado financeiro mais moeda estrangeira ( ou seja, vendendo moeda estrangeira=colocando à disposição  e não comprando=retirar do mercado) Quanto maior a oferta da moeda estrangeira menor o valor e equilíbrio na taxa de câmbio.

  • Caros, cuidado com conceitos errados, e foco fora do enunciado.

    A palavra chave dessa questão é dealers

    Para entender ele pesquisem no banco central os conceitos de Dealers e Go-around


    Para colocar de uma forma de fácil compreensão:

    Dealers : é o termo técnico dado às instituições financeiras que formam um grupo de compradores e negociadores de títulos públicos credenciados a operar com o Governo, que possuem direitos e obrigações específicos.

    Go-around Leilões informais realizados diretamente com as instituições financeiras credenciadas (dealers) a operar com o Banco Central no mercado monetário.

    Ou seja os Dealers estão ligados a Selic, compra e venda de Títulos públicos federais, atuam no mercado monetário e não no de câmbio.


    Fontes.

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=604&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=602&idioma=P&idpai=GLOSSARIO


  • O BACEN, por meio dos dealers, realiza operações de compra e venda de moeda estrangeira ok.

    A intervenção do BC, pode feita sobre estoque de moeda estrangeira da seguinte forma:

    - SE A TAXA DE CÂMBIO CAI

    - SE A TAXA DE CÂMBIO SOBE.


    No caso acima o ERRO é :

    BACEN poderá intervir, comprando moeda estrangeira para fazer a taxa baixar


    Ele tem que vender, colocando assim + moeda no mercado e fazendo com isso a taxa baixar (OFERTA E DEMANDA)

  • Taxa de câmbio subindo = Valor da moeda estrangeira subindo (cotação mais alta).

    Logo, nossa moeda estará valendo menos e portanto "gastaremos" mais para adquirir moeda estrangeira.

    Assim, haverá uma quantidade menor de moeda nacional em circulação. 

    Para readquirir o equilíbrio e evitar uma queda maior ainda do real, o BACEN vende moeda estrangeira e obtém reais em troca, conseguindo então colocar mais moeda nacional em circulação e voltar aos níveis desejados.


    Espero ter ajudado! Bons estudos!


  • Os dealers são instituições financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos. Os dealers atuam tanto nas emissões primárias de títulos públicos federais como na negociação no mercado secundário desses títulos. Atualmente, o Tesouro Nacional possui 12 dealers, dos quais dez são bancos e dois são corretoras ou distribuidoras independentes.


  • Taxa de câmbio subindo = moeda desvalorizada = dólar caro = pouco dólar no mercado.

    (Dái para o equilíbrio, o Bacen tem que colocar dólar no mercado, vendendo) 

     

  • Lei clássica e básica da economia: Demanda x Oferta


  • 1°  -> Dealer de câmbio *São os bancos por meio dos quais o Bacen atua no mercado de câmbio, são escolhidos dentre as instituições autorizadas a operar em câmbio, segundo critérios de volume de negócios e qualidade na prestação de informações ao Banco Central (Carta Circular 3.027).

    2°- > Se a Taxa de Câmbio está alta, quer dizer que há grande PROCURA da moeda estrangeira, valorizando-a. Portanto, o BACEN tem que intervir colocando mais moeda estrangeira no mercado, para que esta se desvalorize devido a maior DEMANDA!

  • Para ficar mais fácil de entender:


    Juros  I  Líquidez

    (-)       I     (+)       ==> compra

    (+)       I     (-)       ==> vende

  • vendendo moeda estrangeira

  • Lembrando sempre que tem os dealers que fazem a compra de TPF e os dealers  que fazem a compra de moeda estrangeira .

  • Nas intervenções, compra e venda de títulos públicos, o bacen atua no mercado aberto por meios de instituições dealers( são aquelas credenciadas periodicamente pelo bacen, selecionadas ente as mais atuantes do SFN) 

  • Nas intervenções, compra e venda de títulos públicos, o bacen atua no mercado aberto por meios de instituições dealers( são aquelas credenciadas periodicamente pelo bacen, selecionadas ente as mais atuantes do SFN) 

  • O BACEN, por meio dos dealers, realiza operações de compra e venda de moeda estrangeira. Se, em determinado dia, a taxa de câmbio estiver subindo além das expectativas oficiais, o BACEN poderá intervir, vendendo moeda estrangeira para fazer a taxa baixar e voltar aos níveis desejados pela autoridade monetária.