-
A posição de câmbio de todo o sistema bancário corresponde ao somatório das posições de todos os bancos. Portanto, operações entre dois bancos interbancárias), embora afetem a posição individual,não interferem na posição do sistema. Já se uma das pontas envolvidas na operação for o Banco Central, haverá impacto na posição de câmbio. As vendas do Bacen geram um contrato de compra,do ponto de vista dos bancos, o que aumenta a posição comprada ou reduz a posição vendida, seja do banco ou do sistema. Por analogia, as operações de compra do Bacen reduzem a posição comprada ou aumentam a posição vendida dos bancos e do sistema.Fonte:BCB
-
Certo.
A posição de câmbio de um banco pode ser entendida como o resultado líquido de suas operações
no mercado de câmbio, acrescido ou diminuído da posição do dia anterior. Devem ser consideradas
na variação diária da posição as compras e vendas de moeda estrangeira junto ao Banco Central. Por este motivo que operações entre bancos não alteram as posições de câmbio do sistema bancário.
A posição de câmbio de uma instituição pode assumir os seguintes resultados: - nivelada: quando o total de compras é igual ao total de vendas; - comprada: quando o total de compras é maior que o total de vendas; - vendida: quando o total de compras é menor que o total de vendas.
-
Leio, releio e não consigo entender,
Se tem 10 bancos, 4 na posição comprada e 6 na posição vendida, e os na posição comprada vendem para os da posição vendida, até ficarem nivelados, isso não altera a posição que o sistema bancário estava?!?!?!?!
-
Banco é banco não existe almoço gratis.Não entendi a questão..Um banco vai vender para outro sem lucro??
-
eu sei que vai parecer bem desenterasado da minha parte dizer isso,não entendi tbm a questão, porem, gravei que posição de banco para banco nao se altera somente para clientes, sem entender. gravem isso, eu gravei e acertei, sem precisar me matar para entender, eu pelo menos consegui. ja que nao achei nenhuma explicação adequada.
-
Pessoal vou tentar ajudar.
Quando a relação é interbancária, acontece no mercado secundário. Como a moeda estrangeira já está no sistema, ela não vai entrar e nem sair dele. A única coisa que vai acontecer é modificar a posição do próprio banco!!
Ex. O banco A tem 50 dolares e o banco B apenas 20 totalizando no sistema 70. Se o banco A passar para o B 20, logo no sistema ainda terá 70... meio tosco mas acho que dá pra entender. Grande abraço e boa sorte!
-
O que é posição de câmbio?
A posição de câmbio é representada pelo
saldo das operações de câmbio (compra e venda de moeda estrangeira, de
títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial)
prontas ou para liquidação futura, realizadas pelas instituições
autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de câmbio.
fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#9