SóProvas


ID
91402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Importadores e exportadores negociam os seus pagamentos e
recebimentos de moedas estrangeiras com instituições financeiras
autorizadas a operar no mercado de câmbio. Essas operações criam
posições compradas e vendidas para as instituições financeiras e
para o sistema bancário. Acerca desse tema, julgue os itens que se
seguem.

O exportador pode contratar o câmbio antes de embarcar a mercadoria, travando o câmbio. Nessa operação, o exportador fixa a taxa de conversão da moeda estrangeira, fecha o câmbio com um banco e recebe o valor equivalente em reais no momento do fechamento do câmbio.

Alternativas
Comentários
  • Liquidação pronta, tanto para importador quanto para exportador, é em d + 2. d: dia da contratação do câmbio
  • Trava de CâmbioFINALIDADE/CONCEITO: Não se constitui modalidade de financiamento. Caracteriza-se como um mecanismo de arbitragem financeira, com os créditos futuros de exportação, decorrente do fechamento de contrato de câmbio, seja na fase anterior ou posterior ao embarque das mercadorias, sem que haja o adiantamento dos Reais equivalentes para a empresa. http://www.bradescocambio.com.br/exportacao/f_exp_trava_cont.asp
  • A moeda nacional será disponibilizada quando do "recebimento" da moeda estrangeira, com a liquidação da operação, e não no momento do fechamento como diz na questão.
  • Câmbio Travado é um sistema de operação cambial onde o exportador fecha o câmbio com o banco antes de embarcar a mercadoria, mas não recebe em troca o valor equivalente em reais. Em vez disso, venderá ao banco para liquidação futura os dólares oriundos da exportação.

    Questão Errada.
  • " No câmbio travado o exportador vende a moeda estrangeira ao banco, com liquidação futura – tanto para a entrega dos dólares quanto para o recebimento dos reais.  Ou seja, o exportador negocia e fixa, no momento da contratação de câmbio, o preço da moeda estrangeira (taxa de câmbio) a ser entregue no futuro, abdicando do recebimento dos reais no momento da contratação.  Em troca, receberá um prêmio pago pelo banco "
     
  • Pessoal notem na palavrinha "reais" ! Não necessariamnete será esta moeda!

  • Câmbio travado - O exportador fecha o câmbio com o banco antes de embarcar a mercadoria, porém, não recebe em troca o valor equivalente em reais. Ele fica "travado". Em vez disso, venderá ao banco para liquidação futura os dólares oriundos da exportação. Essa "trava"pode ser pactuada com o cliente para ser mantida até uma certa data ou prazo específico ou até a liquidação ou entrega do respectivo contrato de câmbio. O cliente pode vir a receber uma remuneração (prêmio) para compensar a trava cambial.

    Fonte: Carlos Arthur Newlands Jr.

  • O exportador pode contratar o câmbio antes de embarcar a mercadoria, travando o câmbio.

     

    Nessa operação, o exportador fixa a taxa de conversão da moeda estrangeira, fecha o câmbio com um banco, mas não recebe o valor equivalente em reais no momento do fechamento do câmbio.

  • Errado

    Simplificando: No câmbio travado não há adiantamento, ocorre apenas o contrato, fixando determinada cotação do Dólar.

    Fonte: EVP

  • Errado
    Há apenas a fixação da Taxa de Câmbio!

  •  Trava de Câmbio é a contratação de câmbio nas fases pré ou pós-embarque com a finalidade de fixar a taxa cambial, assegurando ao exportador as margens pretendidas na negociação.

  • Proteção cambial - Hedge - proteção cambial

    importação - trava de câmbio

    exportação - trava de câmbio e financiamento(ACC e ACE)