-
são passíveis de autorização para operar no mercado de câmbio: bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, banco de câmbio, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de turismo e os meios de hospedagem de turismo. Também participam do mercado de câmbio as administradoras de cartão de crédito e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT
-
O elaborador trocou Banco de Desenvolvimento por banco de Investimento,este não tem autorização para operar no mercado de câmbio,foram criados para canalizar recursos de médio e longo prazos para o suprimento de capital fixo ou de giro das empresas.
-
A questão está certa, segundo o gabarito oficil. Além disso no site do BC consta: http://www.bcb.gov.br/?IAMCINTROPodem ser autorizados a operar no mercado: bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de câmbio ou de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agências de turismo e aos meios de hospedagem de turismo;
-
RESOLUÇÃO 3.568Art. 2º As autorizações para a prática de operações no mercado de câmbio podem ser concedidas pelo Banco Central do Brasil a bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, bancos de câmbio, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.Art. 3º Os agentes autorizados a operar no mercado de câmbio podem realizar as seguintes operações:I - bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal: todas as operações do mercado de câmbio;II - bancos de desenvolvimento: operações específicas autorizadas pelo Banco Central do Brasil;
-
http://www.cespe.unb.br/concursos/BANCOAMAZONIA2009/arquivos/Gab_Definitivo_BASA09_023_23.PDF gabarito oficial:correto..
-
Está errada a questão porque somente os bancos e caixas econômicas autorizados podem ter posição de câmbio comprada ou vendida sem limites pré-estabelecidos. Os demais integrantes do SFN só podem ter posição de câmbio comprada.Fonte: Sistema Financeiro e Bancário / Carlos Arthur Newlands Jr.
-
De acordo com manual :http://www.bcb.gov.br/Rex/RMCCI/Ftp/RMCCI.pdfNão há limite para as posições de câmbio comprada ou vendida dos bancos e caixas econômicas autorizados a operar no mercado de câmbio. (Revogado) Não há limite para a posição de câmbio comprada das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, sendo a posição de câmbio vendida limitada a zero.
-
Resolução 3.568, art. 2° - As autorizações para a prática de operações no mercado de câmbio podem ser concedidas pelo Banco Central do Brasil a bancos múltiplos, bancos comerciais, CAIXAS ECONÔMICAS, bancos de investimento, BANCOS DE DESENVOLVIMENTO, BANCOS DE CÂMBIO, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidores de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.Ou seja, não foram mencionados as instituições em caixa alta acima.Lembrando que CAIXA não é banco múltiplo por dois motivos: 1 - não é S/A e 2 - não tém a palavra "banco" em seu nome.
-
Realmente o gabarito dessa questão foi alterado de ERRADO para CERTO, acabei de verificar no sie do CESPE. O pessoal do site tem que atualizar o gabarito.
-
Olá, pessoal!
Gabarito atualizado.
Bons estudos!
-
IMPORTANTE: Agências de Turismo e meios de Hospedagem de turismo não podem mais atuar no mercado de Câmbio!
Bons estudos!
-
As autorizações para a prática de operações no mercado de câmbio podem ser concedidas pelo BCB a:
1. bancos múltiplos,
2. bancos comerciais,
3. caixas econômicas,
4. bancos de investimento,
5. bancos de desenvolvimento,
6. bancos de câmbio,
7. agências de fomento,
8. sociedades de crédito, financiamento e investimento,
9. sociedades corretoras de TVM,
10.sociedades distribuidoras de TVM e
11.sociedades corretoras de câmbio
-
Inst. Autorizadas: contas em Us$
1. Embaixadas;
2. Legações(missões diplomáticas) Estrangeiras;
3. Organismos Internacionais;
4. Empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setor energético;
5. Sociedades seguradoras, resseguradores locais, resseguradores admitidos e corretoras de resseguro;
6. Instituições credenciadas a operar no mercado de câmbio de taxas flutuantes (hotéis, empresas de turismo);
7. Estrangeiros transitoriamente no país;
8. Brasileiros residentes no exterior;
9. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT;
10. Empresas seguradoras de crédito à exportação;
11.Empresas estrangeiras de transporte internacional de cargas.
-
Preciso concordar com Hebert.
A pergunta da banca não é QUEM PODE OPERAR COM CÂMBIO, é quem PODE OPERAR NAS POSIÇÕES COMPRADAS E VENDIDAS.
Logo, achei que estava errada a questão. Ou estou estudando muito ou estou vendo chifre na cabeça de passarinho.
alguém poderia me ajudar? o livro de um conceituado funcionário do BCB diz justamente o que o HEBERT falou.
somente os bancos e caixas econômicas autorizados podem ter posição de câmbio comprada ou vendida sem limites pré-estabelecidos. Os demais integrantes do SFN só podem ter posição de câmbio comprada.
bons estudos!
-
Realmente, quem estudou pelo livro do Carlos Arthur Newlands Jr. erraria essa questão. Segundo o autor:
"...bancos e caixas economicas autorizadas: estas instituições podem assumir qualquer valor de posição comprada ou vendiada,desde que seus ativos comportem o risco assumido. Os demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional só podem ter podição de câmbio comprada.
-
então Pedro, em quem podermos acreditar? vc teria um material mais fundado sobre esse assunto? não encontrei nada aqui!
-
Questão maldosa. Pois na legislação não menciona o conceito de posição nivelada, e sim o conceito de posição vendida limitada a zero. Não concordo com o gabarito, mas é isso:
http://www.bcb.gov.br/Rex/RMCCI/Ftp/RMCCI-1-05.pdf
-
Se você decorar e não entender o conceito de posição de câmbio errará a questão. Apesar de ter sido maldosa. Acho, na realidade, que o examinador tentou jogar uma pegadinha, mas terminou se perdendo na sua própria elaboração, porque mudaram de errado para certo. Mas, vamos ao que interessa. A questão diz:
Podem operar em câmbio, nas posições compradas e vendidas, bancos múltiplos; bancos de investimento; bancos comerciais; sociedades de crédito, financiamento e investimento, corretoras de títulos e valores mobiliários; distribuidoras de títulos e valores mobiliários e corretoras de câmbio.
Primeiramente vou jogar o conceito de posição de câmbio para não se perderem. Posição de câmbio é:
Posição que cada banco autorizado a operar em câmbio mantém em moeda estrangeira, apurada após todas as negociações efetuadas pela instituição. A posição de câmbio de uma instituição pode assumir os seguintes resultados:
nivelada: quando o total de compras é igual ao total de vendas;
comprada: quando o total de compras é maior que o total de vendas;
vendida: quando o total de compras é menor que o total de vendas.
Fonte: Bacen (Com adaptações e grifos meus)
Todas as instituições que estão descrito na questão podem operar em câmbio; podem operar nas posições compradas ou vendidas (ou seja, comprar ou vender moeda estrangeira). Agora a grande dúvida do pessoal está na forma de achar que poder operar nas posições compradas ou vendidas (repito comprar ou vender moeda estrangeira) é igual a posição de câmbio, é aqui que está o equívoco do pessoal. Operar em câmbio é uma coisa, posição é outra. Apesar dessa está dentro daquela, pois você não pode ter posição de câmbio se não puder operar no mercado em questão(Mercado Cambial). Então, eu posso dizer que: bancos múltiplos; bancos comerciais e de investimento (descrito na questão) podem ter posição nivelada, comprada e vendida (Lembremos que: bancos e Caixa Econômica podem assumir qualquer valor, tanto posição vendida quanto comprada (a Caixa Econômica não foi incluída na questão). Agora, sociedades de crédito, financiamento e investimento, corretoras de títulos e valores mobiliários; distribuidoras de títulos e valores mobiliários; corretoras de câmbio (só podem ter posição comprada). Mas, a assertiva não quer saber a posição das intuições em questão, e sim se podem operar em câmbio nas posições compradas ou vendidas (repito de novo, para não se confundir mais, vender ou comprar moeda estrangeira). E como disse no começo da explicação, todas essas instituições descrita na questão podem operar.
Questão correta!
-
Temos que aprender o que a exceção de quem pode operar em câmbio em relação a Bancos ,são os ditos de desenvolvimento .
Por isso a questão está clara e certíssima !
-
Goose, parabéns pelo comentário, não deixa dúvidas entre posicão de câmbio e operar com câmbio.
-
Acheiq eu SCTVM e SDTVM so podiam fazer 500 mil posição comprada!!!
-
Instituições Autorizadas
Há várias instituições autorizadas a funcionar no mercado de câmbio. Porém algumas tem restrições. Vamos lá:
*Todas as operações sem restrições:
1 Banco Comercial;
2 Banco de Investimento;
3 Banco Multiplo
4 Banco de Câmbio
5 CEF
* Somente operações específicas autorizadas pelo BACEN:
6 Banco de Desenvolvimento;
7 Agência de Fomento;
8 Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento ( As famosas financeiras)
*Limitadas ao valor de U$ 100 mil em operações de Câmbio relativos a exportação ou importação:
9 Sociedades Corretoras de Título e Valores Mobiliários ( STVM )
10 Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários ( SDTVM )
11 Sociedades Corretoras de Câmbio
OBS.: Os Correios é autorizada pelo BACEN a operar com vales postais internacionais, emissivos e receptivos para atender a manutenção de Pessoas Físicas no exterior. Com limite de U$ 50 mil para recebimento de exportações e importações.
Fé em Deus sempre, porque sem ele nada poderemos fazer!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Olha a diferença:
Podem operar em câmbio, nas posições compradas e vendidas...
Podem operar em câmbio, nas posições compradas ou vendidas...
Quando o comando afirma que as instituições elencadas podem operar nas posições compradas e vendidas, ele está generalizando. Ele está afirmando que cada uma daquelas instituições citadas pode operar nas posições compradas e vendidas. O que bem sabemos não ser verdade!
Agora quando se afirma que "podem operar em câmbio, nas posições compradas ou vendidas", já não há generalização. Entende-se que umas poderão se encontrar, no final do dia, na posição comprada e outras na posição vendida.
Isso é regra básica de português! Posso isso e posso aquilo. Posso isso ou posso aquilo.
A gente estuda tanto e ainda tem que rezar pra banca não sacanear. É foda!
-
boa marco aurélio .............. obg!
-
Obrigada Goose.
-
Art. 87. Relativamente a limites para posição de câmbio:
I - não há limite para as posições de câmbio comprada ou vendida dos bancos e caixas econômicas autorizados a operar no mercado de câmbio;
II - não há limite para a posição de câmbio comprada das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, sendo a posição de câmbio vendida limitada a zero.
Ou seja, a resposta está correta, pois as financeiras e demais corretoras e distribuidora podem ter posição comprada e vendida (só que vendida limitada a ZERO)
Fonte: Bacen. Circular 3.691/13. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/Rex/legce/port/Circular3691.asp#TituloIIICapituloVI. Acesso em 06 set 2014.
-
Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio:
bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades
corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras
de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.
Todas as operações sem restrições: Banco Comercial; Banco de Investimento; Banco Multiplo; Banco de Câmbio ; CEF
http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#9