SóProvas


ID
91456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos sistemas de liquidação e custódia, julgue os
próximos itens.

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) provê maior segurança aos compradores e vendedores de títulos públicos.

Alternativas
Comentários
  • O SELIC É UM SISTEMA INFORMATIZADO QUE SE DESTINA A CUSTÓDIA DE TITULOS ESCRITURAIS DE EMISSÃO DO TESOURO NACIONAL BEM COMO AO REGISTRO E A LIQUIDAÇÃO DE OPERADORES COM OS REFERIDOS TITULOS. O SELIC OPERA NA MODALIDADE DE LIQUIDAÇÃO BRUTA EM TEMPO REAL.
  • O SELIC-Sistema especial de liquidação e custódia é o depositário central dos títulos emitidos pelo BACEN e pelo Tesouro Nacional e nessa condição processa, pelativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. O sistema é de liquidação em tempo real e os títulos são totalmente escriturais, ou seja, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. Dessa forma o sistema consegue promover maior segurança, tanto do ponto de vista da liquidação quanto da transferência.
  • Luiz, seu comentário foi bom. Mas o Bacen não emite mais títulos públicos, apenas compra/vende. Quem emite é apenas o Tesouro Nacional
  • Christiano, o BC não emite mais títulos, mas ainda existem títulos emitidos pelo mesmo em circulação, por essa razão pode-se dizer que o SELIC é deposiário central dos títulos emitidos pelo BC e pelo TESOURO NACIONAL.
  • CERTO

    O SELIC-Sistema especial de liquidação e custódia é o depositário central dos títulos emitidos pelo BACEN e pelo Tesouro Nacional e nessa condição processa, pelativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. O sistema é de liquidação em tempo real e os títulos são totalmente escriturais, ou seja, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. Dessa forma o sistema consegue promover maior segurança, tanto do ponto de vista da liquidação quanto da transferência.

  • Certo.

    O SELIC, além de possuir o sistema L.B.T.R que confere menos riscos por ser online, é sistematicamente importante para o BACEN, atuando como contraparte central e, consequentemente, provendo mais garantia no pagamento, reduzindo o risco de liquidação.

  • Não deveria ter a expressão Federais no final? errei por isso... mas o cespe adoraaaaaaaaaa  omissões..... 

    Bom ficar  + atentos... 

  • Gabarito: Certo

    Acrescentando...

    Antes de 2002, o Banco Central também podia emitir títulos públicos. Entretanto, essa possibilidade deixou de existir desde maio de 2000.

    A partir de 2002, a emissão de títulos públicos passou a ser da competência exclusiva do Tesouro Nacional. Pouco antes, em 2001, o Bacen emitiu seus últimos títulos, a serem resgatados até novembro de 2006.

    Toca o barco!